O doutor António Teixeira, investigador-colaborador do LE@D| Laboratório de Educação a Distância e eLearning e docente do Departamento de Educação e Ensino a Distância da UAb (DEED) foi recentemente eleito Presidente da EDENEuropean Distance and E-Learning Network.

 

Estabelecida em 1991, a EDENEuropean Distance and E-Learning Network é a maior, mais dinâmica e prestigiada organização europeia de docentes, investigadores e técnicos no campo da educação aberta, a distância e online. Presentemente, conta com mais de 200 instituições e mais de 2000 profissionais entre os seus membros, representando quase 60 países de todos os continentes.  A EDEN define-se como uma smart network for the professional community and a professional community for smart learning e, na verdade, a organização é mundialmente reconhecida pela dimensão e qualidade das suas conferências, pela reputação da sua publicação Eurodl, e pelas suas inúmeras e bem sucedidas iniciativas de partilha do conhecimento.

 Na sua proposta programática para o mandato (2013-16), o Doutor António Teixeira elegeu como palavras-chave: maior abertura, mais inovação, maior colaboração, mais transparência, maior globalização e mais trabalho em rede.

O doutor António Teixeira  é docente na UAb desde 1991. Foi Vice-presidente da organização entre 2010 e 2013, sendo também Diretor e Secretário do IBSTPIInternational Board of Standards for Training, Performance and Instruction, entre outros organismos nacionais e internacionais. Entre 2006 e 2009, foi Pró-Reitor da UAb para a Inovação em Ensino a Distância tendo sido responsável, entre outros projetos, pela criação do Repositório Aberto da UAb e esteve na origem do LE@D. Enquanto seu investigador,  coordena os seguintes projetos s: OER-HE – Innovative OER in European Higher Education, VIRQUAL, EL Gate |European Latin-American University Cooperation Gate e LECH-e,  o desenvolvimento do primeiro modelo pedagogico para cursos abertos massivos online (iMOOC)  a nível mundial.