eLearning Pedagogy

2018 – 2008

MOOC  in teacher  professional training:  a study case – Sérgio Filipe Duarte da Silva

Microbloguing and social presence in open online teaching: a case study – Maria João Ramalheiro

The integration of OER in school learning scenarios in the Itabira Municipal Education Network (Brazil) – Aparecida Torres

Study of a virtual community of practice: contribution to the training of elementary school teachers  (Brazil)- Eliane Ciolfi

Tutoring in distance learning models in Mozambique: a case study on Instituto Superior Monitor – Amélia Mungói

Creation of learning scenarios with Web 2.0 in the classroom of a professional course: implementation of a project | Ana  Margarida Toscano

The use of Digital Technologies in the first years of Elementary School: a case study in Santa Maria de Itabira (Minas Gerais) – Renata Duarte Silva.

Development of Enterprise Elearning in a training institution: case study in the company WiseLearning – Ana Claúdia Polainas.

Open and online training, social networks and digital inclusion: the REviver na Rede project – João Paulo Pinto

Analysis of the ECOiMOOC pedagogical model: a case study on the instructional design of Boot Camp – Diana Catarina Thomaz Moura  Morais

Catalog of characteristics for analysis and evaluation of Open Educational Resources (OER): evaluation tool in the format checklist  – João   Henriques

Development of a virtual community based on a Social WebRadio: case study in a virtual university – Ricardo Nuno Castro de  Carvalho

The place of interactivity in the practice of distance learning in the course Planning, Implementation and Management of EaD – LANTE at Universidade Federal Fluminense (Brazil) – Ana Freire

Autenticity in the network: digital identity study – Mário Sérgio Azenha Lagoa

The Power of Pechas-Kucha in online learning: the MPeL case – Lauriza Nascimento

Acessibilidade 2.0: conceção de um curso online – Luís Miguel de Castro Lima

Conceção e Desenvolvimento dum Guia de Recomendações Interculturais UAb – Nathalie Sylvie Caroline  Ferret

Experiências de interculturalidade em elearning: um estudo de caso no Second Life® – Rui Manuel Ribeiro Carvalho Páscoa

Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIEL) Educação para todos: contributo para a inclusão de cidadãos com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância em regime de eLearning – Cristina Maria Tavares Rodrigues Neto

Uso do Facebook pelos estudantes do Ensino Secundário: Evidências da participação cívica e política – Filomena  Barbosa

Desenvolvimento e Gestão de Recursos Digitais para Comunicação de Investigação em eLearning Adelaide de Jesus Pão-Molle Dias

Microatividades para mobile com ferramentas web 2.0 móvel: estudo de caso num módulo piloto no ensino pós-graduado a distânciaMónica Filipa Matos Velosa

 Curadoria de Conteúdo – contributo para o estudo do seu  potencial para a gestão pessoal do conhecimento em elearningMaria Paula Barbosa da  Silva

 Ser estudante online: uma aproximação à experiência subjetiva do estudante onlineAna Maria Pereira das   Neves

 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online – Filomena Pestana

Os catequistas da diocese de Braga aprendem na rede: estudos das práticas – Luís Miguel Figueiredo Rodrigues

 A Web 2.0 e o ensino da história no ensino básico: estudo de casoJoaquim José Glória  Lopes

Recursos educacionais abertos (REA) em contexto escolar: estudo de um caso numa escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico do Concelho de AlmeirimFrancisco Miguel da Conceição Pereira

Crianças produtoras de conteúdos digitais na aprendizagem de uma língua estrangeira: o caso dos podcasts e screencasts Paulo Jorge Nunes Ferreira

Digital storytelling no eLearning : estudo de caso da sua aplicação a um módulo no ensino superior  – José Carlos Teixeira   Figueiredo

Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online: um estudo de casoEstela Maria Martins Teixeira Gomes

 Dinâmica duma comunidade de prática mundial numa rede social: o caso dum grupo no LinkedInJoão Greno Brogueira

“Radiografia” dum curso online: estudo das práticas docentes sobre desenho das atividades onlineRosalina Simão  Nunes

O Twitter em contexto académico e profissional: estudo de casoPaulo Guilherme Domingos Ferreira Simões

 O primeiro MOOC em língua portuguesa: análise crítica do seu modelo pedagógico – Rita de Cássia da Silva Pedroso de Albuquerque

A Importância do E-Learning na transformação de estratégias organizacionais: O caso da RIPE NCC  – Sandra Brás

Web semântica e personalização: repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem onlineCecília Tomás

Contributos para a inclusão digital dos estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância: um estudo exploratórioMarina Moleirinho

O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira: do ensino a distância ao ensino presencial Ana Maria Rosa Marmeleira

 Tempo online: grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)João Manuel dos Santos Quintas

Conferências 2.0 como elemento potenciador da aprendizagem formal e informalMaria João Spilker

As Práticas Educativas Abertas na Promoção de uma Cultura Organizacional Aprendente: O caso da estratégia de E-learning da Guarda Nacional Republicana  – António Alexandre Duarte Monteiro

Criação de narrativas digitais com o Google Earth: estudo dum caso com crianças do ensino básicoJoaquim Costa Pinto

 O blogue no 1º Ciclo do Ensino Básico: promoção das aprendizagens, da autonomia e da inclusão digitalMargarida Rosa Marmeleira

 Desenvolvimento das competências para a tutoria online na Universidade Aberta através da formação: um estudo de casoMaria de Lurdes Calado de Oliveira Martins

 Avaliação digital da aprendizagem : estudo de caso no contexto da unidade curricular “Seminário de Práticas em Ciências Físico-Químicas – Teresa Paula da Silva Fernandes

O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandemFilipa Andreia Martins Matos

 O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantesCláudia Regina Fonseca Gouveia

Efeitos do nível de interactividade num recurso educativo digital: diferenças na satisfação e na aprendizagemJúlia Maria Caldeira Tomaz

 As sociais e expectativas dos professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário face à utilização da Plataforma MoodlePatrícia Marina Cunha Farias

 A presença social e a socialização online : estudo de caso no Second Life e MoodleAngelina Maria Gonçalves Teixeira de Macedo

Processos de comunicação e aprendizagem em e-learningMaria de Balsamão Venceslau Fernandes Mendes

A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração: estudo de caso no CNEDMaria João do Rosário Gomes Esteves

As implicações do B-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º Ciclo do ensino básico : um estudo exploratório nos Concelhos de Rio Maior e SantarémAlfredo Manuel Cordeiro de Oliveira

O videojogo como dispositivo de E-Learning e as aprendizagens da matemática na educação pré-escolarCândida Barros

Da Web 2.0 ao E-learning 2.0: aprender na redeJosé Carlos Mota

 Contextos de aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contextoNelson Jorge

Contributos para uma educação online inclusiva : estudo aplicado a casos de cegueira e baixa visãoMaria Manuela Amado da Silva

A proximidade mediada : um estudo experimental em ambientes de aprendizagem onlineMaria Leonor Maltez Parreira Cortez dos Santos

Reanimar a física : o ensino presencial com as ferramentas do EADRute Isabel de Jesus Pereira

O perfil do professor/tutor em cursos onlineAna Margarida Henriques Gonçalves

O jogo digit@l: um estudo de caso com clãs do Funchal e do FaialSusana Cristina Gramilho Clemente Gouveia