Início do Projeto KML II – Aprendizagem da Programação no Ensino Básico

No âmbito do projeto KML II – “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” teve lugar dia 15 de maio, na Universidade do Minho (Instituto de Educação), a 1ª reunião do  grupo coordenador do projeto com a presença de todas as instituições parceiras e consultores do projeto, tendo em vista apresentar as linhas gerais do funcionamento do projeto e delinear estratégias de atuação dos diferentes grupos de trabalho, a nível nacional.

Nesta reunião realizou-se também a entrega dos Kits de Robôs pelo Representante da Clementoni Portugal que apoia o projeto, e que têm como destino os diversos laboratórios móveis criados no país. Estes laboratórios constituirão polos presenciais da formação a desenvolver online com os docentes participantes no projeto.


No dia 16  de maio teve ainda lugar a formação “Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education” para um grupo de 25 participantes, dinamizada pela Professora Marina Bers da Tufts University (Boston-EUA).

A Professora Marina Bers é a co-criadora do ScratchJr com o Professor M. Resnick e do Robô KIBO e consultora do projeto KML II durante o triénio 2018-2021. A formação de 3 horas foi dirigida, em especial, a todos os investigadores de todas as instituições de ensino superior que integram o projeto KML II. Decorreu num ambiente de grande envolvimento por parte de todos os participantes e foi sem dúvida um momento de grande inspiração para todo o grupo e de muitas aprendizagens.