2015

  • Azeiteiro, U.M., Bacelar-Nicolau, P., Caetano, F. J. P., Caeiro, S. (2015).  Education for Sustainable Development through e-learning in Higher Education: the Portuguese experience.  Edição Especial: Journal of Cleaner Production, 106, 308-319. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.11.056
  • Coelho, J., Teixeira, A., Nicolau, P., Caeiro, S., Rocio, V. (2015). iMOOC on Climate Change: Evaluation of a Massive Open Online Learning Pilot Experience. IRRODL -International Review of Research in Open and Distributed Learning, Vol. 16 / nº 6, 152-173 http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2160/3525
  • Goulão, M. F.; Seabra, F.; Melaré, D.; Henriques, S.; Cardoso, T. (2015). Sucesso, Permanência e Persistência dos Estudantes do Ensino Superior a Distância Online.  Revista de Estudios e Investigación en Psicología y EducaciónExt. (1),  A1-022 – A1-026. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.168
  • Isaías, P., Miranda, P. & Pifano, S. (2015). An Empirical Study on Computer and Paper Based Resources: are they Competitive or Complimentary Means?. International Journal of Computer Science and Information Systems (IJCSIS) 10(2), 129-144.
  • Jansen, D., Schuwer, R., Teixeira, A., Hakan Aydin, C. (2015). Comparing MOOC Adoption Strategies in Europe: Results from the HOME Project, IRRODL – International Review of Research in Open and Distributed Learning, Vol. 16/ nº 6,  116-136.  URL: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2154/3524
  • Martins, T & Pessoa, T (2015) O Prazer de estar na escola : a gala de cinema na aula. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Vol. Extr., No. 13. A13-169. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.13.514 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/514/pdf_389
  • Messias, I., Morgado, L.., Barbas, M. (2015) Students’ engagement in distance learning: creating a scenario with LMS and Social Network aggregation, in IEEE Xplore; DOI: 10.1109/SIIE.2015.7451646; http://ieeexplore.ieee.org/document/7451646/
  • Monteiro, A., Rodrigues, P., Moreira, J. A., Barros, D.  (2015). Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior. Edição Especial: Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 1, 1-10. http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/1612
  • Nascimento, L., Leal, M.; Spilker, M., Morgado, L. (2015). Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro, Educação a Distância em FOCO, 5 (1), 63-86, doi.org/10.18264/eadf.v5i1.296
  • NOBRE, A.; CARDOSO, T. (2015). Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas gratuitas para desenvolver a oralidade em francês.  Edição Especial: Indagatio Didactica, 7(1), julho 2015 CIDTFF, 165-175 – Universidade de Aveiro
  • Nogueira, F., Pessoa, T, & Gallego, M-J .(2015)  Desafios e oportunidades do uso da tecnologia para a formação continua de professores: uma revisão em torno do tpack em Portugal. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.4, n.2, 2015 http://seer.canoas.ifrs.edu.br/seer/index.php/tear/article/view/317/153
  • Nóvoa, A.,  Amante, L. (2015) – “ Em busca da Liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo”. In REDU Revista de Docência Universitária, 13 (1), 21-34. http://red-u.net/redu/index.php/REDU
  • Oliveira, I. (2015). Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. Revista Electrónica de Educação (REVEDUC), 9 (3), 19-23.
  • Pessoa, T, Hernández,M.J., & Muñoz, J.M.(2015). Aprendizaje informal, alfabetización mediática e inclusión social. Descripción de una experiencia. Profesorado. Revista de currículum y formación del professorado. Vol.19(2), 75-91 http://www.ugr.es/~recfpro/rev192ART5.pdf
  • Purificação, M. & Pessoa, T. (2015) O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores. TEAR: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Vol.4(2)1-10 http://seer.canoas.ifrs.edu.br/seer/index.php/tear/article/view/306/152
  • Rocha, M. A. & Cardoso, T. (2015). Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses. Revista de Estudios e Investigación en Psocología y Educación; Vol. Ext., núm 13 (2015) , 143-147 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/57/showToc.
  • Rocio, V., Coelho, J., Caeiro, S., Bacelar-Nicolau, P., Teixeira, A. (2015).  iMOOC on Climate Change: Evaluation of a Massive Open Online Learning Pilot Experience. Edição Especial: International Review of Research in Open and Distributed Learning ( IRRODL)16 (6), 152 – 173. URL: 10.19173/irrodl.v16i6.2160
  • Schuwer, R., Gil-Jaurena, I, Hakan Aydin, G., Costello, E., Dalsgaard, C., Brown, M., Jansen, D., Teixeira, A. (2015). Opportunities and Threats of the MOOC Movement for Higher Education: The European Perspective. IRRODL. International Review of Research in Open and Distributed Learning. Athabasca University. Vol. 16 / nº 6. 20-38 URL: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2153/3522
  • Seabra, F. & Pacheco, J. A. (2015). Avaliação Externa de Escolas: Perspetivas dos diretores da Região Norte de Portugal. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Ext. (10), A10-006 – A10-010. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.111
  • Silva, V. L.. G., Amante, L. (2015) -“ Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena”,  in Archivos analíticos de políticas educativas, 23 (54), 1-21. http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1904
  • Sousa, N., Rodrigues, V., Esperança, C. & Francisco, M. (2015). Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiria. Revista de Ciências da Computação, n.10. [Online] http://lead.uab.pt/OJS/index.php/RCC/index
  • Teixeira, A. M., Garcia Cabot, A., Garcia Lopez, E., Mota, J., De-Marcos, J. (2015). A new competence-based approach for personalizing MOOCs in a mobile collaborative and networked environment. RIED,  Vol. 19 / nº 1. 143-160 ISSN: 1138-2783.
  • Teixeira, A., Mota, J.,Morgado, L. Spilker, M.(2015). iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs),  Educação, Formação & Tecnologias, Vol. / Núm.: 8 (1), 4-12, Educom ISSN 1646-933X/http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/465/211