Capítulos de livros – 2014

  • Amado, J., Matos, A., Pessoa, T. & Vieira, C. (2014). Cyberbullying: do diagnóstico à prevenção e intervenção. In C. N. Filipe e R. C Costa (Coord). Navegar com Segurança (pp. 95-114). Lisboa: Clube do Autor (ISBN: 978-989-724-136-9).
  • Amante, L. (2014) “Facebook e novas sociabilidades: Contributos da investigação” In: Cristiane Porto & Edméa Santos (orgs.) Facebook e Educação. Publicar, curtir, compartilhar. Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB): Campina Grande, (pp. 27-46). ISBN 9788578792084
  • Barros, D. M.V (2014) Estilos de aprendizagem e as tecnologias: guias didáticas para o ensino fundamental.  In TORRES, P.L. (2014) REDES E CONEXÕES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Senar: Paraná
  • Barros, D. M.V.& Simões,P. (2014) Educação a distância e as novas estratégias pedagógicas: ferramentas da web 2.0 e estilos de aprendizagem In MILL,D. & REALI A:M.de M.R. Educação a distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. EduFCcar. São Carlos,São Paulo.
  • Barros, D.M.V.& Nunes, J. (2014). CURSOS DM&JN: PESQUISA E INOVAÇÃO PARA O TELETRABALHO DOCENTE InTractemberg,L. (Org.) Docencia Online Independente: novos horizontes profissionais na educação. Livre Docência: Rio de Janeiro
  • Carvalho, A.A. & Pessoa, T. (2014) La formacion de profesores en Blended Learning: presentación de dos casos. In A. Garcia (coord.) Blended Learning en Educación Superior. Madrid: Editorial Sintesis.
  • Courela, C. (2014). Dez anos é muito tempo… Trajectórias de uma adulta que aceitou o desafio de um percurso inovativo formador. In I. Sanches (Ed.), Para uma educação inclusiva: Dos conceitos às práticas (vol. III, pp. 58-84). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Henriques, S., & Seabra, F. (2014). Capítulo IV. Redes Sociais em Educação para a Saúde – o caso da prevenção do uso de substâncias psicoativas. In. J. A. Moreira, D. Barros, & A. Monteiro (Orgs.). Educação a Distância e eLearning na Web Social (pp. 97-112). Santo Tirso: White Books. (ISBN: 9789898765017).
  • Issa, T. and Isaias, P. (2014). HCI and Usability Principles and Guidelines in the Website Development Process: An International Perspective. In Lacka, E., Chan, H. K., & Yip, N. K. T. (Eds.). E-commerce Platform Acceptance: Suppliers, Retailers, and Consumers. New York: Springer, pp 169-189 , https://doi.org/10.1007/978-3-319-06121-4_9 , ISBN 978-3-319-06121-4
  • Lustosa, G. & Pessoa, T. (2014) A Formação de Professores e a(s) História de Vida como método de investigação e de construção de conhecimento. In A.Ferro (coord.) A educação no tear da história: memória, formação e práticas educativas. São Paulo: Editorial Paco ISBN: 978-85-8148-818-
  • Martinho, A. P., Caeiro, S., Caetano, F., Azeiteiro, U.M., Bacelar-Nicolau, P. (2014). Training and Employability, Competences from an e-learning undergraduate programme in Environmental Sciences. In AZEITEIRO, U.M., LEAL FILHO, W., CAEIRO, S., (Eds.) E-learning and sustainability “in the series Umweltbildung, Umweltkommunikation und Nachhaltigkeit – Environmental Education, Communication and Sustainability, Peter Lang GmbH International Academic Publishers. Vol. 35. 47 – 58 pp 1. ISBN 978-3-631-62693-1. DOI 10.3726/978-3-653-02460-9. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/3626.
  • Mendes, A., Pessoa, T., Fonte, M., Neto, J. & Marcelino, M.J. (2014) Ridefor: desenho de uma plataforma de suporte à avaliação dos processos de formação de professores. In E. Cano y A. Bartolome (eds.) Evaluar la formacion es posible. Coleccion Transmedia XXI. Barcelona: Livro TRANSMEDIA
  • MESSIAS, I., and MORGADO, L. (2014) Facebook + LMS: cenários para o envolvimento do estudante na aprendizagem a distância. In: PORTO, C., and SANTOS, E. (orgs). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 403-427. ISBN 978-85-7879- 283-1. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.http://books.scielo.org/id/c3h5q/pdf/porto-9788578792831-23.pdf
  • Neto, J., Pessoa, T., & Mendes, A. (2014). Sala de Professores Online: Reflexões em torno de uma estratégia de formação de professores universitários. IN M.A. FLORES & C. COUTINHO (Coord.) Formação e Trabalho Docente- Diversidade e Convergências. Santo Tirso: De Facto Editores.
  • Pacheco, J. A. & Seabra, F. (2014). Curriculum Research in Portugal: Emergence, Research, and Europeanization. In. Pinar, W. F. (Ed). International Handbook of Curriculum Research (2nd Edition)(pp. 397-410). New York: Routledge. (ISBN: 9780415804295).
  • Pacheco, J. A., Seabra, F., & Morgado, J. C. (2014). Avaliação Externa. Para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e efeitos nas escolas do ensino não superior. In. J. A. Pacheco (Org.). Avaliação Externa de Escolas: Quadro Teórico/Conceptual (pp. 15-55). Porto: Porto Editora.( 978-972-0-34908-8)
  • Pessoa, T. (2014) Aprender y enseñar con el análisis y la escritura de casos. In A. Rodriguez Marcos & T. Pessoa (coord. )  La práctica cotidiana en los colégios: casos para la formación de docentes. Sevilha: Ocatedro (pp. 89-117).
  • Pessoa, T. (2014) Percursos narrativos em formação: das estórias e episódios (auto)biográficos ao Storytelling e Storywriting (p.111-127). In H.A. Fontoura, Isabel A.O. Monteiro Lelis & I.Chaves. Espaços formativos, memórias e narrativas. Curitiba: Editora CRV
  • Seabra, F., Henriques, S., Cardoso, T., Goulão, M. F., & Barros, D. (2014). Permanência da População Adulta no Ensino Superior a Distância – contributos para a sua compreensão no caso da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta. In. L. Aires, A. P. Moura, F. Seabra & A. Moreira (Orgs.). Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior (pp. 19-26). Porto: Universidade Aberta. Disponível em: https://www2.uab.pt/producao/eBooksArea/EaDDES/actasUAb.pdf (978-972-674-753-6)
  • Teixeira, A. M., Mota, J. (2014). A Proposal for the Methodological Design of Collaborative Language MOOCs. In Elena Martín-Monje, Elena Bárcena (Eds). Language MOOCs: Providing learning, transcending boundaries (pp. 33-47). De Gruyter Open
  • Tinoca, L., Oliveira, I. & Pereira, A. (2014). A conceptual framework for e-assessment in Higher Education – authenticity, consistency, transparency and practicability. In Siran Mukerji and Purnedu Tripathi (Eds.) Handbook of Research on Transnational Higher Education Management. IGI Global. https://www.igi-global.com/chapter/conceptual-framework-assessment-higher-education/78143