Capítulos de livros – 2013

  • Amante, L. (2013) . “Tecnologias Digitais e (Des)Igualdade de Oportunidades: Começar na Educação Infantil”. In W.M. Yonezawa; D.Barros (Org.). Ead, Tecnologias e TIC. 69-80. Coleção AEE, Marília: UNESP.
  • Amante, L. (2013)- “Escola e Tecnologias Digitais na Infância”. In Patrícia Torres (org.) Programa Agrinho, SENAR-PR, Curitiba.
  • Amante, L. (2013).“Tecnologias e Educação: Novas possibilidades ou novas desigualdades?” In A. Cavalheri; S. N. Engerroff e J. C. Silva (Org.) As Novas Tecnologias e os Desafios para uma Educação Humanizadora. Biblos Editora: Santa Maria, 159-180, 2013. ISBN: 978-85-89174-76-3
  • Barros, D.M.V ( 2013) Literacia da Informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica. In Regina Celia Baptista Belluzzo, Glória Georges Feres (Orgs.) Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo, SP: FEBAB, 2013. http://issuu.com/necfciunb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re
  • Costa, R.; Francisco, M.; Jorge, N. & Rodrigues, C. (2013). Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: Definição de um Modelo e seus pilares. Coleção Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 23, pp. 23-37. Coimbra: CINEP. ISSN: 1647-032X. http://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/cadernos-pedagogia/volumes-publicados
  • Gaspar, M. I., Santos, M., & Santos, J. R. (2013). Currículo: significado e perspetivas em memórias da escola. In Alves, José Matias (Coord.). Memórias de Professores: Emoções, Identidades Profissionais, Currículo e Avaliação (pp. 117-146). Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.  ISBN 978-989-96186-5-7.
  • González Sánchez, M., Hernández Serrano, M.J., Ribero Pessoa, M.T.,Serrate González, s. y Da Silva Amado, J. (2013): El ciberbullying como consecuencia no deseada del uso de las tecnologías entre los jóvenes. EnTorío López, S., García Pérez, O, Peña Calvo, J.O. y Fernández García,C.M. (Coord.). La crisis social y el Estado de Bienestar: Las respuestas de la Pedagogía Social. Oviedo: Ediciones de la Universidad de Oviedo.
  • Isaías, P., Pífano, S., & Miranda, P. (2013). Higher education and web 2.0: theory and practice. In J.-E. Pelet (Ed.), E-Learning 2.0 Technologies and Web Applications in Higher Education. Hershey, PA, USA: IGI Global, pp 88-106,  DOI: 10.4018/978-1-4666-4876-0.ch005
  • Issa. T., & Isaías, P. (2013). Promoting Human-Computer Interaction and Usability Guidelines and Principles Through Reflective Journal Assessment. In Blashki, K., & Isaias, P. (Eds) Emerging Research and Trends in Interactivity and the Human-Computer Interface. Hershey, PA: IGI Global, pp. 375-394, DOI: 10.4018/978-1-4666-4623-0.ch019
  • Pessoa, T., Vieira, C., Neto, J., Silva, J., Fonte, M., Pedrosa, S., Marcelino,M. J. & Mendes, A. (2013). Ensinar a distância na Universidade de Coimbra. Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior (janeiro, 2013), 23 , 3‐22. www.cinep.ipc.pt http://issuu.com/cinep/docs/23_cadernos_de_pedagogia_no_ensino_superior?mode=window&viewMode=doublePage
  • Piconez, S. C. B., Zimmer, J. & Amante, L. G. D. (2013). “Uso de blog: contribuições para formação docente e educação escolar” In L. M. Fadel; V. R. Ulbricht e M. C. Neto (Orgs). Hipermídia e acessibilidade na era da inclusão. Ideia Editora. João Pessoa, Brasil, (pp. 295-348), 2013. e-book: http://www.insite.pro.br/elivre/conahpa_pc.pdf
  • Santos, J. R. (2013). A utilização da plataforma MOODLE na escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. In L. Grave, G. Bastos & M. I. Gaspar (Coord.). Lideranças e Novas Dinâmicas Educacionais (pp. 124-134). Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 9789726747369. [Disponível em: http://www.myebooks.pt/book/liderancas-e-novas-dinamicas-educacionais/X06EOG]
  • Seabra, F. (2013). Identidades Europeias e Nacionais numa Europa em Crise – Sinais emergentes no currículo português. In. A. M. P. Favacho, J. A. Pacheco, & S. R. Sales (Orgs.). Currículo, Conhecimento e Avaliação: divergências e tensões (pp. 239 – 253). Curitiba – Brasil: Editora CRV.