Capítulos de livros – 2015

  • Amante, L. (2015) “Inovação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional na Educação Infantil”, In: F.I. Ferreira & C. I. Anjos (Orgs.) Educação de Infância: Formação, Identidades e Desenvolvimento Profissional. De Facto Editores/Edufal: Lisboa e Maceió. (pp. 111-122)
  • Amante, L. (2015). “Bota no Face Professora… Lá é onde tudo acontece. Facebook e Universidade: Uma pesquisa com estudantes do Brasill” In E. Matos e P. Torres, Educação em Rede e Mídias Sociais, Appris: Curitiba (41-62).
  • Amante, L.; Faria, A. (2015) Escola e Tecnologias Digitais na Infância. In P. Torres (Ed.) Tecnologias Digitais para a Produção de Conhecimento no Ciberespaço. SENAR: Curitiba (43-99) http://www.agrinho.com.br/ebook/senar/livro3/#page/1
  • Bacelar-Nicolau, P., Caeiro, S., Martinho, A. P., Azeiteiro, U.M., (2015). Attitudes, barriers and motivators as factors for sustainability of higher education e-learning programmes at Universidade Aberta, Portugal. In Leal Filho, W., Brandli, L., Kuznetsova, O., Paço, A.(ed.). Integrative Approaches to Sustainable Development at University Level: Making the links (Part II). World Sustainability Series. Springer. XII, 567 – 582 pp- ISBN 978-3-319-10689-2. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/3621.
  • Barros, D.M.V. ( 2015). Experiencia en la Red de estilos de Aprendizaje y Educación a Distancia: una experiencia de coaprendizaje. In Gonzalez, M.L.C.; Romero, C.S.; Lorenzo, J.M.G (Eds).  Recursos Tecnológicos en Contextos educativos, 1-10. Editora: UNED  978-84-362-6972-7
  • Bastos, G. & Oliveira, I. (2015). Digital Literacy of School Leaders: What Impacts in School? Results of Two Studies from Portugal. In S. Kurbanoglu, J. Boustany, S. Spiranec, E. Grassian, D. Mizrachi, & L. Roy (Eds),  Information Literacy Moving Toward Sustainability (pp. 132-142). Editora: Springer
  • Cardoso, T., & Abreu, R. (2015). Mobile Learning and Education: Synthesis of Open Access Research. Em Y. (A.) Zhang (Ed.). Handbook of Mobile Teaching and Learning (pp. 133-148). Springer Berlin Heidelberg. DOI 10.1007/978-3-642-54146-9. ISBN: 978-3-642-41981-2.
  • Cardoso, T., Coimbra, T. & Mateus, A. (2015). Augmented Reality and 3D Technologies: Mapping Case Studies in Education. Em Y. (A.) Zhang (Ed.). Handbook of Mobile Teaching and Learning (pp. 847-860). Springer Berlin Heidelberg. DOI 10.1007/978-3-642-54146
  • Costa, H. (2015). A Investigação-ação no desenvolvimento de escolas eficientes. In:Oliveira, I.; Henriques, S. (Org.)  Investigação-Ação e Práticas de Liderança. Lisboa: Universidade Aberta. (no prelo).
  • Francisco, M., Esperança, C., Sousa, N., Vieira, D. & Nunes, N. (2015). Validação da acessibilidade na plataforma de eLearning: caso IPLeiria. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Artigo 4 [Online].  Leiria: iACT/IPLeiria. ISSN: ISSN 2183-4555. http://iact.ipleiria.pt/files/ebook/index.html?#a4
  • Francisco, M., Sousa, N., Esperança, C., Rodrigues, V.. & Neves, J. (2015). Práticas para um elearning acessível no Instituto Politécnico de Leiria. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Artigo 3 [Online]. Leiria: iACT/IPLeiria. ISSN: ISSN 2183-4555. http://iact.ipleiria.pt/files/ebook/index.html?#a3
  • Gaspar, I. & Oliveira I. (2015). Educação a distância: que visibilidade na cultura portuguesa? In A. Rita, J. Franco, A. Canelas & A. Lacerda (Ed.), Grandes Polémicas da Cultura Portuguesa. Lisboa: CLEPUL
  • Mallmann, E., Quintas-Mendes, A.,  Nobre, A.,  Jacques, J.S. (2015).  Inovação Mediada por Recursos Educacionais Abertos (REA): o caso da Universidade Aberta de Portugal. In: Raul Inácio Busarello, Patricia Bieging e Vania Ribas Ulbricht.. (Org.). Inovação em Práticas e Tecnologias para Aprendizagem. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, v. , p. 189-211.
  • Marcelino, M.J., Magalhães, M., Nolan, S., Pessoa, T., Campos, M.A. (2015). Avaliação da Satisfação das Práticas Pedagógicas no âmbito do Projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra. In Ministério da Educação, Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, Secretaria de Estado do Ensino Superior, 243-255. Disponível em http://www.dges.mec.pt/didatica_ensinosuperior/
  • MEISTER, Isabel; OKADA, Alexandra; BARROS, Daniela (2015). Refletindo sobre avaliação na era da coaprendizagem e coinvestigação. In  . Cardoso, A. Pereira, L. Nunes (eds.). Avaliação e Tecnologias no ensino superior. Universidade Aberta LE@D, Coleção eBookLead
  • Miranda, P., Isaias, P., & Pifano, Sara. (2015). Higher Education: the Incorporation of Web 2.0. In Kommers, P. Isaias, P., & Issa, P. (Eds.) Perspectives on Social Media: A Yearbook. Routledge. Pp. 101-107. ISBN:  9780415854153. URL:
  • MOREIRA, J. António; BARROS, Daniela; MONTEIRO, Angélica. (2015). Formação de Professores para a Web 2.0: o TPack como Referencial Teórico. In : J. A. Moreira, D. Barros & A. Monteiro (orgs). Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games, 1-20.  Wh!te Books.
  • Pereira, A., Oliveira, I. & Amante, L. (2015).  Fundamentos da Avaliação Alternativa Digital. In T. Cardoso, A. Pereira, L. Nunes (eds.), Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (pp. 3-22). Universidade Aberta LE@D,  http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5775
  • Pessoa, T. & Fartura, S. (2015) INTEGRACIÓN DIGITAL LA EN PORTUGAL: análisis de la investigación sobre e.escola, e.escolinha y escola 2.0 entre 2011 y 2014. In. J.De Pablos (coord) LOS CENTROS EDUCATIVOS ANTE EL DESAFIO DE LAS TECNOLOGIAS DIGITALES. Madrid: La Muralla (pp.349-379).
  • Pessoa, T., Marcelino, M. J. & Mendes, A. (2015). Estratégias de formação no projeto ensino a distância da Universidade de Coimbra. In P.Peres, P.Pimenta & A.Mesquita (Eds)  Guia Prático do e-Learning nas Organizações (pp.132-143). Porto: Vida Económica
  • Pessoa, T., Purificação, M. M., Lustosa, G. & Matos, J. (2015). Em torno de uma Pedagogia Baseada em Casos (PBC) – Enquadramento e contributos na formação de professores In M.A.Flores, M.A.Moreira & L.R. Oliveira (Eds)  Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (pp.91-106). Ramada: Edições Pegado
  • Quaresma, G., Matos, J. & Pessoa, T. (2015) Narratividade na Formação  dos Professores. In F.A. Araujo, M.O. Albuquerque  & M. Vilani Carvalho (coord.) FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: Educação Básica e Superior em Questão. Teresina: Edufpi (pp. 61-72).
  • Rodrigues, S., Amado, J. & Pessoa, T. (2015) Direitos e Deveres dos Professores- a perspetiva dos alunos. In C. Nunes & N. Crusoé (coord.) FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E GESTÃO EDUCACIONAL. Curitiba: Editora CRV (pp. 17-29).
  • Rodrigues, S., Pessoa, T. & Amado, J. (2015). Direitos e Deveres dos professores na sociedade do conhecimento – um olhar crítico dos alunos. In C. Dominguez (Coord.Ed). Pensamento crítico na Educação. Desafios Atuais (pp. 295-303). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Salema, L. & Cardoso, T. (2015). Cultura participatória e avaliação: desafios para uma avaliação digital participatória. Em T. Cardoso, A. Pereira & L. Nunes (2015) (Ed.). Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (pp. 22-37). Lisboa, Universidade Aberta-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. ISBN: 978-972-674-762-8).
  • Santos, J. R., Rocha, A., Henriques, I., & Santos, M. G. (2015). Participação em fóruns e a avaliação final de uma unidade curricular lecionada em elearning: que relação? In T. Cardoso, A. Pereira, L. Nunes (Eds.). Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (pp. 83-100). Lisboa: Universidade Aberta – LE@D. ISBN 978-972-674-762-8.
  • Seabra, F. (2015). Empréstimo de políticas curriculares em Portugal – 2011-2014 (79-90). In. J. C. Morgado, G. M. Lunardi Mendes, A. F. Moreira, & J. A. Pacheco (Orgs). Currículo,  Internacionalização e  cosmopolitismo: Desafios contemporâneos em contextos Luso-Afro-Brasileiros (Vol. I). Santo Tirso: DeFacto Editores. (ISBN 978-989-8577-58-2).
  • Teixeira, A., Volungeviciene, A., Mazar, I. (2015). The Mainstreaming of Open, Online and Flexible Learning: how will MOOCs continue to be unique from an institutional perspective. In Jansen, D., Teixeira, A. (Eds).  Position papers for European cooperation on MOOCs. Overview of position papers on the opportunities and characteristics for European cooperation as presented during the HOME conference in Porto November 2014. Heerlen: EADTU. 25-29. ISBN / ISSN / DOI / HANDLE / URL: 978-90-79730-16-2
  • Vaz-Rebelo, P., Swennen, A., Golan, M., Van der Klink, M., Van Velzen, C., Pedroso de Lima, M., Vermel, J., Barreira, C., Pessoa, T., & Gomes, C. (2015). Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research. Brussels: Association for Teacher Education in Europe. ISBN: 9789081563994 https://www.dropbox.com/s/lmhy2pv4m5ef2pf/4thATEEWinterConference_Proceedings_FinalVersion.docx.pdf?dl=0