Capitulos de livros – 2017

Brouns F., Teixeira A., Morgado L., Fano S., Fueyo A., Jansen D. (2017) Designing Massive Open Online Learning Processes: The sMOOC Pedagogical Framework. In: Jemni M., Kinshuk, Khribi M. (eds) Open Education: from OERs to MOOCs. Lecture Notes in Educational Technology. Springer, Berlin, Heidelberg doi.org/10.1007/978-3-662-52925-6_16

Ishida, M. M.;, A. P. Martinho; Pereira, P.; Amante, L.; & Caeiro, S. (2017) “Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasil” In Paulo Dias, Darlinda Moreira e António Quintas-Mendes (Coord.) Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital. Educação a Distância e eLearning, N.º 2. UAb. ISBN: 978-972-674-808-3 (pp.76-112).

Mallman , E.M. ; Jacques, J.S.; Mazzardo, M.D. & Quintas-Mendes, A.M. (2017) – Práticas e Recursos Educacionais Abertos no Ensino Superior: Inovação Pedagógica Mediada por Tecnologias em Rede nas Modalidades Presencial e a Distância, In Dienne Mello & Terezinha Fernandes (Orgs) Educação a Distância e E-Learning: Práticas e Desafios, Santo Tirso, WhiteBooks. pp 73-89.

MOREIRA, J. A., NUNES, M., & CAEIRO, D. (2017). Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior em Portugal em Estabelecimentos Prisionais. Desafios e Perspetivas. In L. Alves, & J. A. Moreira (Orgs). Tecnologias & Aprendizagens. Delineando Novos Espaços de Interação. Salvador: Editora Universidade Federal do Estado da Bahia, Brasil, 79-102.

Nobre, A., Mallmann, E. (2017). Mídias  Digitais, Fluência Tecnológico-Pedagógica e Cultura Participatória: a caminho da  web-educação 4.0? In  Thelma Alves, Ana Carvalho (Org). Midias Digitais e Mediações Interculturais. Recife: Amazon, 2017

Oliveira, I. & Gaspar, M. I. (2017). Educação a Distância: que trajetória em Portugal? In Q. Mehlecke (org.) Educação a Distância no Ensino Superior – teoria e prática. São Paulo: Opção Livros.

Oliveira, I. (in press). Liderança(s) e a inovação tecnológica. In L. Grave, G. Bastos & I. Oliveira (Orgs.), Lideranças e inovação em contextos educativos. Lisboa: Universidade Aberta, EaD e eLearning nº 3.

Oliveira, N. R., & Morgado, L. (2017). Digital Identity of Researchers 2.0: The Case of Their Personal Learning Network. In A. Esposito (Ed.), Research 2.0 and the Impact of Digital Technologies on Scholarly Inquiry (pp. 270-289). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-0830-4.ch014

Seabra, F., Barros, D., Cardoso, T. M. L., Henriques, S. & Goulão, M. F. (2017). Permanência dos estudantes no Ensino Superior a distância: elaboração de um instrumento. In. T. P. Alves & A. B. Carvalho (Orgs.), Mídias Digitais e Mediações Interculturais (pp. 13-61). Recife: Amazon. ASNI: B073H51TV5; ISBN: 9781521715123

Souza, T., Cruz, D.; Amante, L. (2017). Letramentos Digitais na Formação de Estudantes Online na Universidade. Contexto Brasileiro e Português. In D. Mello e T. Souza (Orgs.) Ensino Superior, Educação a Distância e Eearning., Whitebooks: Santo Tirso, (57-71).

Spilker, M. J., Silva, M. P., & Morgado, L. (2017). Research 2.0: The Contribution of Content Curation and Academic Conferences. In A. Esposito (Ed.), Research 2.0 and the Impact of Digital Technologies on Scholarly Inquiry (pp. 231-248). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-0830-4.ch012