V Colóquio Cabo-Verdiano de Educação com a participação do LE@D

A Universidade de Cabo Verde institucionalizou, há cerca de uma década, o Colóquio Cabo-verdiano de Educação, CEDU. Durante esse período já realizou quatro edições e prepara-se para a realização da V Edição, em 2021.

Para 2021, a V Edição, os debates e conhecimentos estarão a questionar os pressupostos da congregação tripartida de currículo, tecnologias e sociedade face a questões de integração, tendo como meta o fixado no 4.º objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que visa: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Em cada edição procura-se estudar e debater a produção de conhecimento relacionado com questões importantes e inadiáveis do sistema educativo cabo-verdiano, com referências em marcos internacionais de realidades educativas.

Assim, temos a honra de convidá-la(o) a submeter propostas de resumos de comunicações (duas no máximo) sobre trabalho científico de acordo com um dos subtemas listados abaixo:

  • Currículo: Programas, conteúdos, propósitos, objetivos e resultados. Bases curriculares, inovações pedagógicas em tempos de distanciamento social; avaliação das aprendizagens, conteúdo x competências e políticas curriculares no contexto da educação inclusiva;
  • Tecnologias aplicadas à Educação: As Tecnologias da Informação e da Comunicação ganham importância como ferramentas para manter os processos de aprendizagem em meio ao distanciamento social. Tipologia, estado da arte da engenharia de ambientes virtuais de aprendizagem, direito ao acesso à internet, acesso às ferramentas tecnológicas (computadores, smartphones, tablets, etc) no enfrentamento das desigualdades sociais.
  • Inclusão: políticas, modelos, escolas e universidades como locus de ações afirmativas inclusivas; políticas de enfrentamento da desigualdade de género e desigualdade social na Educação;
  • Educação para Mudanças Sociais/Crises e Sustentabilidade: inclusão, empreendedorismo, financiamento do ensino superior; políticas de permanência escolar/académica, impactos económicos do abandono escolar; formação e pesquisa nas principais áreas de interesse em ciência e tecnologia, entre outros.

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO 

Para mais informações aceder ao sítio www.unicv.edu.cv e/ou contactar a Comissão Organizadora: cedu2021@docente.unicv.edu.cv

#colóquio #cooperação