Perceções de tutores e estudantes sobre os desafios do ensino-aprendizagem durante o Covid-19: o caso do Instituto de Educação a Distância de Tete

Autor:

Teresa Navalha

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2022

O processo de ensino-aprendizagem tem assistido a emergência de vários modelos-respostas às novas necessidades educacionais, que são protagonizadas, ou pela conjuntura evolutiva, ou pelo desenvolvimento de fatores naturais como catástrofes, pandemias (covid-19), ou sociais, visto que a classe que mais adere aos novos modelos de ensino são funcionários, que querendo aumentar o nível de formação são obrigados a conciliar o trabalho com a escola. O modelo de ensino a distância tem mostrado dentre vários estudos, uma resposta capaz de satisfazer os interesses da sociedade académica sem oportunidade de ensino presencial. Em Moçambique, este modelo é ainda um desafio, mas grande trabalho foi desenvolvido pela UCM, que inclui este modelo em seus programas de ensino, mas sobretudo com a capacidade extensiva para outros pontos do país. O Estudo tem o enfoque a Delegação de Tete, uma delegação de escassos meios tecnológicos capazes de acompanhar a dinâmica deste modelo, na medida em que que mais do que conteúdos é preciso que seja munido de dispositivos que permitam a virtualização de encontro entre o Docentes e Estudantes, porque é neste espaço onde são consolidados os conteúdos de aprendizagem.