Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional : um estudo numa escola profissional
O presente trabalho foca-se nas atuais tendências do ensino profissional em Portugal, analisa o perfil de quem opta por esta via de ensino e averigua as diferentes perspetivas dos formandos que frequentam o Ensino Profissional numa Associação de Formação para a Indústria que se destaca pelo trabalho que tem desenvolvido e pelos aspetos inovadores que proporciona, quer ao nível de infraestruturas e equipamentos que disponibiliza, quer ao nível do sistema do ensino que aplica – o ensino DUAL que concilia a formação teórica e prática em sala de aula, oficina ou laboratório, com a formação Prática em Contexto de Trabalho. Em termos metodológicos, e após as devidas autorizações foi aplicado um inquérito por questionário a 144 formandos que frequentam os cursos das três modalidades de formação. Depois de realizada a análise descritiva dos dados recolhidos, e como conclusões principais do estudo, destacamos as perspetivas dos formandos que afirmam que procuram esta via de ensino devido ao gosto que apresentam pela área do curso que frequentam e pela rápida integração no mercado de trabalho. Acresce ainda o facto do conhecimento teórico/prático adquirido nos cursos que os formandos frequentam ser considerado como essencial para o desempenho de uma profissão. Sobre o grau de satisfação em relação ao curso que frequentam, uma considerável percentagem de formandos afirma estar satisfeito e completamente satisfeito.
Como citar este trabalho:
Medeiros, Ana Paula Almeida Lopes (2019). Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional [Em linha] : um estudo numa escola profissional. Dissertação mestrado em Administração e Gestão Escolar, Lisboa Universidade Aberta.