Liderança escolar e diversidade cultural: um estudo num agrupamento de escolas no Barlavento Algarvio
O presente estudo tem como objetivo analisar, na perspetiva dos alunos estrangeiros, o trabalho desenvolvido pelas lideranças de um Agrupamento de Escolas, situado no Barlavento Algarvio, relativamente à forma como são recebidos, acompanhados e integrados os alunos estrangeiros. Pretende-se ainda conhecer as propostas de atividades sugeridas por estes alunos, a fim de melhorar o acolhimento e acompanhamento desses novos alunos estrangeiros no Agrupamento em estudo, que inclui um jardim de infância, 1.º ciclo, uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e uma escola secundária, com um total de dois mil e novecentos alunos, sendo que trezentos e cinquenta desses alunos são estrangeiros e originários de trinta e três nacionalidades diferentes, com predominância de discentes oriundos do Brasil. Perante uma diversidade cada vez mais presente, tornou-se imprescindível incrementar na escola a preocupação e o respeito pelo outro, a inclusão de todos independentemente do credo, da cor, da língua e das suas capacidades cognitivas ou físicas. Metodologicamente foi aplicado um inquérito por questionário, a uma amostra de cinquenta e sete alunos estrangeiros do 3.º ciclo, provenientes de vinte e uma nacionalidades diferentes. Posteriormente foi feito o tratamento de dados e apresentadas as respetivas conclusões. Os inquiridos, principalmente os de nacionalidade Brasileira, pronunciaram-se, referindo que, atualmente, já se encontram bem ou plenamente integrados na escola, embora, inicialmente, aquando da sua chegada a Portugal e ingresso na escola, a maior parte tenha referido ter sentido dificuldade ao nível da sua integração no estabelecimento de ensino. Salientam ainda o ótimo relacionamento mantido com os pares, embora com os professores e funcionários seja ligeiramente inferior, apesar do respeito e consideração manifestada pelo pessoal docente e não docente no trato com os alunos. No âmbito das atividades promovidas pelas lideranças do Agrupamento conducentes à integração dos alunos estrangeiros, manifestaram-se maioritariamente quanto à inexistência ou carácter residual das mesmas. Relativamente às sugestões apresentadas com vista à promoção de uma melhor integração e acompanhamento, os alunos estrangeiros concentraram as suas propostas em atividades como por exemplo: a comemoração do dia do aluno estrangeiro, a formação de um Gabinete de Apoio, a existência de um programa de tutoria para os novos alunos, sob a égide de um colega da mesma nacionalidade, a disponibilização aos Encarregados de Educação de informação acerca do Sistema de Ensino Nacional e o funcionamento da escola, receção de boas vindas aos novos alunos, dinamização de atividades de forma a promover as outras culturas, entre muitas outras propostas.
Como referir este trabalho:
Rodrigues, Sara (2019). Liderança escolar e diversidade cultural: um estudo num agrupamento de escolas no Barlavento Algarvio, mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta,