A avaliação institucional como ferramenta de gestão da qualidade: uma proposta de transformação pela liderança participativa.

Autor:

Silva, Gilberto Alves da

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Liderança Educacional

Ano:

2019

O presente estudo analisa a prática da avaliação institucional das instituições de educação superior brasileiras realizada a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Tomando como escopo de análise duas universidades do setor privado – Universidade Braz Cubas e Universidade Castelo Branco – buscamos compreender, de um lado, como se dá o processo de implementação dessa prática avaliativa nas duas IES e, de outro, qual seria relação estabelecida entre liderança e desempenho da avaliação institucional. Em outras palavras, objetivamos verificar o grau de institucionalização do instrumento e em que medida esta depende da atuação das lideranças. Assim, com base no método de estudo de caso, a partir de análise dos documentos da avaliação externa de 2015 nas duas IES e de entrevistas realizadas seus atores institucionais, estudamos as dinâmicas, processos e estruturação das CPAs nas duas IES de forma a identificar seu modelo de atuação, coerência com o proposto pelo SINAES e possíveis limitações. Dessa análise, buscamos adaptar os indicadores usados na avaliação institucional de modo que sirvam como base para um modelo de gestão da melhoria no interior das IES. Nossa análise apontou para os seguintes resultados: 1) existência de elementos que mostram um déficit de implementação da autoavaliação nas IES, limitando a sistemática de avaliação como um todo. Entre eles, citamos a inexistência de autonomia financeira e operacional dos então integrantes das Comissões Próprias de Avaliação (CPA); 2) relatório de autoavaliação com caráter estritamente descritivo, com raras análises críticas do real contexto das IES; 3) baixa adesão da comunidade universitária; 4) falta de incentivo das lideranças quanto à condução de processos avaliativos permanentes. De forma a contribuir com a reversão desse quadro, propomos, então, baseando-nos na teoria da Administração por Objetivos (APO), um modelo de gestão de melhoria que utiliza os indicadores do SINAES para traçar objetivos e tarefas a serem atingidos e realizados por toda a coletividade de uma dada IES. Com isso, os componentes da avaliação institucional tornam-se parte de um processo contínuo de aprimoramento, são traduzidos em planos de ação concretos e distribuídos às diferentes equipes e imiscuem-se na vida institucional da IES. Com isso, nosso trabalho ofereceu uma contribuição prática ao desafio de consolidação dos instrumentos do SINAES no âmbito das IES nos moldes de uma proposta que dê centralidade ao aprendizado e melhoria contínua, sobretudo daquelas do setor privado, que mais sofrem críticas relativas a suposta baixa qualidade em comparação com IES do setor público.

Como citar esta Tese:

Silva, Gilberto Alves (2019). A avaliação institucional como ferramenta de gestão da qualidade [Em linha]: uma proposta de transformação pela liderança participativa. Lisboa: Universidade Aberta