Mobile learning e pensamento computacional: contributos para o desenvolvimento de aplicações em contextos educativos
Tipo:
Tese Doutoramento
Área científica:
Educação a Distância e eLearning
Ano:
2019
Aprender através de uma aplicação instalada num telemóvel só é possível porque a evolução tecnológica foi enorme. O computador pessoal, a expansão das redes, os dispositivos móveis com aplicações variadas e diversos objetivos concretizaram esta possibilidade. Um desses objetivos está associado ao mobile learning que consiste no ensino e na aprendizagem através de aplicações instaladas em telemóveis. O desenvolvimento de aplicações será facilitado, por exemplo, se for aplicada uma forma de análise de problemas, designada por pensamento computacional que consiste numa abordagem à forma de resolver problemas de programação mas que também pode ser aplicada noutras áreas. Assim, considerou-se pertinente desenvolver uma investigação com a finalidade de perceber as possibilidades de integração do mobile learning e do pensamento computacional no ensino básico associado ao desenvolvimento de aplicações (Objetivo principal). A investigação foi realizada com alunos do 8.º e 9.º Ano do Colégio Manuel Bernardes. Os alunos do 9.º Ano produziram aplicações móveis tendo em vista o ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras e os alunos do 8.º Ano experimentaram e testaram a aplicação realizada. A recolha de dados primários e secundários foi realizada através de pesquisa em documentação, questionários e entrevistas. A estratégia de análise consistiu em primeiro lugar na análise dos documentos pesquisados, criando resumos e avaliações críticas. Os alunos participantes e os professores responderam a um questionário sobre o tema em investigação. Os dados obtidos foram tratados e analisados tendo em vista aceitar ou rejeitar as hipóteses sugeridas e associadas às questões de investigação. Os dados quantitativos foram analisados através do SPSS, os dados qualitativos requereram uma classificação por categorias, pelo que, quando necessário, se procedeu a uma sumarização, categorização, estruturação ou até mesmo uma enumeração das categorias encontradas. A metodologia de investigação empregue foi o Design Based Research que foi escolhida por ser sistemática mas flexível, através de uma análise iterativa, de projeto, de desenvolvimento e implementação, baseada na colaboração entre o investigador e os participantes. Relativamente a todo processo de desenvolvimento e teste das aplicações produzidas podemos concluir que há possibilidades de integrar o mobile learning e o pensamento computacional no ensino básico. Será necessário no entanto continuar a investigar como proceder a esta integração nomeadamente seguindo orientações relacionadas com a inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação.
Como citar esta Tese:
Nunes, José Manuel Freixo (2019). Mobile learning e pensamento computacional: contributos para o desenvolvimento de aplicações em contextos educativos, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta