A formação humana dos enfermeiros da atenção primária em saúde no enfrentamento da Sífilis através da construção de uma aplicação educativa.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são importantes causas de morbimortalidade na população mundial, e com a sífilis, não é diferente. No Brasil, em 2016, com o aumento dos casos de sífilis, as autoridades sanitárias declararam a epidemia da sífilis. Desse modo houve a necessidade de se repensar a formação dos profissionais de saúde no controle de sífilis adquirida e eliminação da sífilis congênita. Assim, o ministério da saúde (MS) criou o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis, coordenado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem como um de seus eixos estruturantes a educação na saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo subsidiou a construção de uma solução tecnológica para a formação de enfermeiros no enfrentamento à sífilis. A web app “Acolhe Sífilis” abriga materiais educacionais voltados aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde para o desenvolvimento do cuidado no enfrentamento à sífilis. A produção tecnológica foi realizada em três etapas: planejamento, etapa em que ocorreu o levantamento do referencial teórico sobre o tema. Desenvolvimento e design da web app com a seleção e organização de conteúdos. Finalizando com etapa de validação do produto tecnológico, por meio de peritos da área de tecnologia quanto à usabilidade baseada na avaliação heurística. A web app “Acolhe Sífilis” apresentou em sua validação de usabilidade aspectos relevantes para sua melhoria e adequação. Por fim, espera-se que esta ferramenta inspire pesquisadores no desenvolvimento de tecnologias colaborativas no processo de ensino e aprendizagem dos profissionais de saúde.
Como citar esta Dissertação:
Caldeira, Ana Katarine de Oliveira (2022). A formação humana dos enfermeiros da atenção primária em saúde no enfrentamento da Sífilis através da construção de uma aplicação educativa, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta