O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/Brasil

Autor:

Torres, Vicente Omar Diniz

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Liderança Educacional

Ano:

2021

Esta tese tem como objetivo analisar a atuação das lideranças educacionais em prol do atendimento a estudantes com altas habilidades / sobredotação, no Município de Belo Horizonte – MG – Brasil. Consideramos ser uma necessidade premente o suporte especializado a este público diante de sua quase inexistência e do desperdício de talentos e potenciais humanos que sua ausência traz à sociedade. Para tanto, ponderamos que uma postura de investigação – ação por parte dos gestores educacionais, com bases na personalização da aprendizagem, podem trazer melhorias consideráveis a este propósito. A metodologia foi caracterizada como explanatória sequencial com abordagem mista, desenvolvida por pesquisas bibliográficas acerca da sobredotação e da liderança educacional e por entrevistas semiestruturadas a diretores de escolas de ensino básico, da rede privada. A análise dos resultados teve em conta os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa de campo e levou-nos a constatar a pouca familiaridade das lideranças educacionais com o tema da sobredotação.

Como citar esta Tese:

Torres, Vicente Omar Diniz (2022). O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/Brasil, Tese de Doutoramento da Educação, especialidade Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.