Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem : estudo de caso
Em Portugal, as recentes tendências das políticas educativas apontam para uma alteração nos modos de regulação da educação, no sentido de uma maior autonomia e mudanças nas estruturas de poder das escolas, que se caracterizam pela criação de um órgão unipessoal de gestão e de liderança, com uma responsabilidade cada vez maior na melhoria dos processos e dos resultados escolares. A reflexão sobre estas alterações e as suas implicações ao nível da ação do diretor da escola para melhoria da aprendizagem na escola constituiu o eixo norteador deste projeto de investigação. Neste trabalho pretendemos conhecer e identificar as lógicas de ação da liderança de um diretor de agrupamento de escolas para a aprendizagem, na perspetiva do próprio e dos docentes. Para analisar as práticas de liderança do diretor na implementação do plano plurianual de melhoria recorremos ao estudo de caso de um agrupamento de escolas inserido num território educativo de intervenção prioritária. A investigação que empreendemos é um estudo de natureza qualitativa de cariz descritivo e interpretativo, que integra instrumentos de natureza quantitativa na forma de um questionário aplicado aos professores. Ao longo do estudo foi possível constatar que a liderança do diretor para a melhoria da aprendizagem exprimiu várias lógicas de ação e revelou-se contingente às situações na implementação do plano plurianual de melhoria: ora assumindo liderança de fidelidade à normatividade externa e prestação de contas, ora pendor democratizante ao aceitar a tomada de decisão do conselho pedagógico para não se realizar testes padronizados para a monitorização dos resultados escolares, nem valorizar uma supervisão clínica da ação docente, para o desenvolvimento profissional. A balcanização intradepartamental e o isolamento profissional foram apontados como constrangimentos organizacionais para a melhoria da aprendizagem.
Como citar esta Tese:
Simões, Ana Maria Sucena de Oliveira Morais Rachinhas (2018). Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem : estudo de caso, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.