O eLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitárias.
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Pedagogia do eLearning
Ano:
2021
O presente trabalho tem como objetivo investigar a adequação da formação na modalidade eLearning na formação contínua de professores de contextos desfavorecidos, tendo em vista potenciar as possibilidades de formação nestes contextos. Inserido neste objetivo, destaca-se a conceção e implementação de um curso delineado e administrado nesta modalidade, a professores de escolas carenciadas de bairros da periferia da capital de Angola, Luanda. Considerando o novo paradigma educacional, impulsionado pela sociedade em rede, procurou-se compreender as potencialidades do eLearning para a formação continua destes profissionais, através da análise e avaliação da implementação deste curso. No enquadramento teórico falamos das alterações provocadas pela sociedade em rede no paradigma educacional, designadamente a emergência da formação na modalidade eLearning e realizamos ainda um percurso histórico sobre a formação de professores em Angola, procurando conhecer a realidade de quadros semelhantes ao dos professores pertencentes à Associação de Escolas Comunitárias de Luanda. No plano metodológico, adotámos instrumentos de natureza qualitativa na fase de diagnóstico, designadamente a entrevista, e na fase de avaliação além da observação participante realizada durante a implementação do projeto, concebemos um questionário fechado, que aplicámos ao conjunto dos formandos, tendo usado a estatística descritiva na sua análise. No seguimento, tentamos clarificar a possível contribuição da pedagogia do eLearning, em consonância com objetivo principal do presente projeto. Procuramos também identificar constrangimentos aos mais diversos níveis, destacando-se os custos associados, o nível de acesso a dispositivos que permitissem o ingresso na plataforma, o acesso à internet, o nível de literacia digital destes professores, bem como, por outro lado, procurámos identificar os pontos fortes dos quais se poderia tirar partido. Do desenvolvimento do presente projeto ressaltou que o curso delineado despertou o interesse e a motivação do público-alvo, contribuiu para o aperfeiçoamento de práticas, bem como alcançou o reconhecimento dos participantes, no que se refere às potencialidades do eLearning, no âmbito da sua formação contínua. Todavia, tomámos consciência de algumas condicionantes que dificultaram um maior aproveitamento desta formação. Torna-se assim necessário conhecer bem o contexto e as características do público alvo, para poderem ser contornadas ou minoradas algumas dificuldades, designadamente questões de literacia digital. Surge assim a possibilidade de, em oportunidades futuras se optar por uma formação híbrida, que junte momentos presenciais a períodos de trabalho online, permitindo potenciar a eficácia geral da formação.
Como citar esta Dissertação:
Vieira, Teresa Maria Martins (2021). eLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitárias, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11275