Teve início a 5 de dezembro de 2022, projeto FLEDLearning Design for Flexible Education financiado pelo programa Erasmus Plus – Reference: 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250- , que reúne um consórcio europeu de seis universidades para trabalharem em conjunto para facilitar o design de cenários flexíveis no ensino superior. Coordenado pela Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha) , integram a equipa a Universidade Aberta (Portugal), Universidade Pompeu de Fabra (Espanha) Universidade de Trento (Itália), Universidade de Stavenger (Noruega), Universidade de Sofia (Bulgaria).

A equipa portuguesa é constituída por Lina Morgado, Ana Afonso, Isabel Carvalho e Maribel Pinto.

O projeto FLeD visa facilitar a conceção de cenários de aprendizagem flexíveis e eficazes para os docentes de ensino superior através da metodologia da Flipped Learning utilizando as pedagogias e as tecnologias digitais para promover a mudança sustentada para um ensino flexível. Os objetivos específicos são:

  1. Desenvolver padrões de aplicação e suporte (andaimagem) para a conceção dos cenários de aprendizagem invertidos e inclusivos para diversos contextos.
  2. Proporcionar aos professores uma experiência lúdica na conceção da aprendizagem (playful design).
  3. Desenvolver um protótipo para orientar os professores na conceção de uma aprendizagem invertida e inclusiva para contextos diversos.
  4. Definir princípios para a conceção de uma aprendizagem flexível numa abordagem de sala de aula invertida.
  5. Aplicação de métodos ágeis e de design thinking para a gestão de projetos e organização do trabalho.

Em primeiro lugar, o projeto irá criar e testar recursos para orientar a conceção da aprendizagem inclusiva, digital e invertida. Posteriormente irá desenvolver uma ferramenta digital para a tomada de decisões na conceção da aprendizagem invertida. Finalmente, irá realizar a divulgação conhecimentos desenvolvidos sobre a aprendizagem invertida para um ensino flexível eficaz a um público alargado. (publicações, eventos e formação virtual).

#fled