Teve início a 5 de dezembro de 2022, projeto FLED – Learning Design for Flexible Education financiado pelo programa Erasmus Plus – Reference: 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250- , que reúne um consórcio europeu de seis universidades para trabalharem em conjunto para facilitar o design de cenários flexíveis no ensino superior. Coordenado pela Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha) , integram a equipa a Universidade Aberta (Portugal), Universidade Pompeu de Fabra (Espanha) Universidade de Trento (Itália), Universidade de Stavenger (Noruega), Universidade de Sofia (Bulgaria).
A equipa portuguesa é constituída por Lina Morgado, Ana Afonso, Isabel Carvalho e Maribel Pinto.
O projeto FLeD visa facilitar a conceção de cenários de aprendizagem flexíveis e eficazes para os docentes de ensino superior através da metodologia da Flipped Learning utilizando as pedagogias e as tecnologias digitais para promover a mudança sustentada para um ensino flexível. Os objetivos específicos são:
- Desenvolver padrões de aplicação e suporte (andaimagem) para a conceção dos cenários de aprendizagem invertidos e inclusivos para diversos contextos.
- Proporcionar aos professores uma experiência lúdica na conceção da aprendizagem (playful design).
- Desenvolver um protótipo para orientar os professores na conceção de uma aprendizagem invertida e inclusiva para contextos diversos.
- Definir princípios para a conceção de uma aprendizagem flexível numa abordagem de sala de aula invertida.
- Aplicação de métodos ágeis e de design thinking para a gestão de projetos e organização do trabalho.
Em primeiro lugar, o projeto irá criar e testar recursos para orientar a conceção da aprendizagem inclusiva, digital e invertida. Posteriormente irá desenvolver uma ferramenta digital para a tomada de decisões na conceção da aprendizagem invertida. Finalmente, irá realizar a divulgação conhecimentos desenvolvidos sobre a aprendizagem invertida para um ensino flexível eficaz a um público alargado. (publicações, eventos e formação virtual).
#fled