Conceção e desenvolvimento de um projeto MOOC sobre contabilidade de gestão: estudo da sua implementação
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Pedagogia do eLearning
Ano:
2023
Este projeto surge num contexto de reforma da contabilidade e das contas públicas, consubstanciada em diversos diplomas nomeadamente a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) e o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), os quais implicaram uma revisão dos processos e procedimentos contabilísticos e de prestação de contas, onde a formação dos preparadores da informação contabilística, daqueles que apoiam a preparação e dos utilizadores é indispensável. Neste enquadramento, e considerando a dispersão geográfica do público-alvo, as necessidades de conciliar as atividades profissionais e pessoais; a estratégia de formação promovida pela UNILEO no âmbito do SNC-AP, que não abrangia a Norma de Contabilidade Pública (NCP) 27, este projeto propõe a criação de um Massive Open Online Course (MOOC) sobre a contabilidade de gestão aplicada às instituições de ensino superior que procura dar resposta ao problema “Como podemos melhorar a formação na área da contabilidade de gestão para instituições de ensino superior?” Este trabalho começa com uma apresentação da Educação a Distância e do enquadramento do projeto, apresentando a evolução da contabilidade pública e os constrangimentos identificados na sua implementação, em especial na área da contabilidade de gestão, passando de seguida para a planificação do projeto onde é apresentada a plataforma NAU e os diferentes aspetos a considerar no planeamento de um curso a implementar nesta plataforma, terminando com a descrição do projeto a implementar. Considerando o tempo disponível para elaboração deste relatório, que se encontra enquadrado num processo formativo, e a necessidade de envolver uma equipa multidisciplinar nas tarefas de desenvolvimento dos conteúdos, o relatório não desenvolve as fases relativas ao processo de implementação do curso na plataforma NAU.
Como citar esta Dissertação:
Moreira, Virgínia Cláudia Teixeira (2023). Conceção e desenvolvimento de um projeto de MOOC sobre contabilidade de gestão: estudo da sua implementação. Dissertação de Mestrado em Pedagogia do e-Learning. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15202