O trabalho colaborativo docente: estudo de caso realizado numa escola de Timor-Leste – CAFE
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Supervisão Pedagógica
Ano:
2023
Nesta sociedade em constante transformação e mutação, na qual novos paradigmas, teorias, práticas e metodologias emergem, surge a necessidade de refletir sobre o trabalho que se tem desenvolvido a nível das práticas educativas e de que forma este traz implicações para o desenvolvimento profissional docente. Num período em que a reflexão sobre o trabalho colaborativo se apresenta como um eixo central em todo o processo de ensino e aprendizagem, surgiu-nos a necessidade de compreender como este se desenvolve no contexto profissional de um grupo de docentes de uma escola CAFE em Timor-Leste e de que forma afeta o desenvolvimento docente num contexto diferenciado do português. A pertinência deste estudo prende-se com o facto de esta escola fazer parte de um projeto de cooperação bilateral entre os ministérios da educação português e timorense, não existindo qualquer estudo deste tipo neste contexto. Esta investigação pretende caracterizar como se encontra organizada a prática do trabalho colaborativo dos docentes que integram uma escola do Projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar. Pretende-se, ainda, caracterizar como se encontra organizada a prática do trabalho colaborativo, identificar quais os indicadores que favorecem ou impedem a prática colaborativa, identificar os benefícios do trabalho colaborativo na melhoria da prática docente, identificar as diversas práticas colaborativas desenvolvidas pelos docentes e conhecer a conceção destes perante as práticas de colaboração. Ambiciona-se ainda contribuir para a melhoria das práticas de trabalho e para o desenvolvimento profissional docente na escola CAFE. O trabalho de investigação pensado enquadra-se no tema da Supervisão e Desenvolvimento Profissional, na modalidade de dissertação. Tem por base a modalidade da investigação qualitativa, de natureza interpretativa, com opção de um estudo de caso.
Como citar esta Dissertação:
Santos, Sónia Maria Esteves dos (2023). O trabalho colaborativo docente: estudo de caso realizado numa escola de Timor-Leste – CAFE, Dissertação de mestrado em Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15221