O Projeto COOPERA Escola+ 21-23 na promoção e utilização da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formação
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Administração Gestão Educacional
Ano:
2024
Numa sociedade em constante transformação, as escolas enfrentam enormes desafios. Nesse sentido, emerge o Projeto Coopera que pretende impulsionar a transformação de práticas pedagógicas diferenciadoras. Este projeto tem como modelo teórico e pedagógico a Aprendizagem Cooperativa (AC), desafiando professores e alunos a vivenciarem experiências pedagógicas, que trazem identidade às escolas. O Projeto Coopera integra a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, a Avaliação Pedagógica, a Educação Inclusiva, o Plano de Transição Digital, o Ensino Experimental das Ciências e o Bem-Estar Social e Emocional, indo ao encontro das competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). O projeto Coopera desenvolve diferentes ações, investindo na reconfiguração das práticas pedagógicas (incluindo não só o local onde os alunos aprendem, mas também e principalmente a forma como professores e alunos trabalham; como os professores desenvolvem as suas práticas pedagógicas, bem como as relações que estabelecem com os seus alunos). O principal enfoque do projeto é a formação docente. O estudo incidiu sobre o desenvolvimento do trabalho docente, numa turma de uma ação de formação dinamizada pelo Projeto Coopera Escola+ 21|23, designada por “Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional” (CCAP), nível 1. A investigação centra-se, exclusivamente, nos 13 formandos que frequentaram a CCAP, pertencentes a um Agrupamento de Escolas da zona norte, de diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), tendo em conta as sessões presenciais, em que os professores, em grupos cooperativos experienciam os métodos de AC. O trabalho autónomo implica a implementação desses métodos junto dos alunos. Com esta investigação, ambiciona-se compreender em que medida os efeitos da oficina de formação (Projeto Coopera Escola+ 21-23), no âmbito do trabalho presencial e do trabalho autónomo, se refletem na promoção e utilização da AC em contexto educativo. Atendendo às características do estudo em questão, optou-se por uma metodologia qualitativa. Como técnicas de recolha de dados recorreu-se à entrevista na modalidade de grupo focal e a documentos estruturantes ao desenvolvimento da CCAP. A técnica de análise de dados utilizada nesta investigação foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que os formandos manifestam que a implementação da AC promoveu uma efetiva articulação curricular promovendo a inclusão de todos os alunos e que a CCAP lhes trouxe aprendizagem/atualização de conhecimentos contribuindo o seu desenvolvimento profissional.
Como citar esta Dissertação:
Mendes, Vanessa de Almeida Reis (2024). O Projeto COOPERA Escola+ 21-23 na promoção e utilização da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formação. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15996