Tema: Perfis de saúde de jovens dos 11 aos 15 anos de diferentes origens étnicas em Inglaterra e o papel protetor das crenças e práticas espirituais

Apresentadora: Dr. Sabina Hulbert, University of Kent

Contexto: Crianças de minorias étnicas frequentemente experienciam desigualdades em saúde, também associadas a múltiplos elementos de privação. No entanto, diferentes fatores culturais ou ambientais podem fazer com que estas experiências e perfis não sejam sempre únicos e consistentes. Crianças da etnia branca maioritária servem de referência para avaliar os perfis de saúde dos outros.

Objetivos: Comparar os resultados de saúde de crianças com diferentes combinações de etnia e níveis de privação. Investigar possíveis fatores protetores que permitam a crianças de certas etnias obter melhores resultados de saúde do que outras.

Método: Utilizando a amostra HBSC England de 2022, composta por 5377 crianças dos 11 aos 15 anos, compararam-se participantes de origens étnicas negra e asiática, respetivamente, com aqueles de origem branca maioritária, em todas as medidas de resultados de saúde disponíveis no conjunto de dados. O objetivo foi fornecer um perfil completo de estatísticas descritivas sobre uma vasta gama de resultados de saúde, divididos em domínios: Saúde Física, Saúde Mental, Comportamentos de Risco, Apoio Social, Ambiente Escolar e Ambiente Alargado.

Resultados: Em Inglaterra, crianças de origens étnicas negra e asiática apresentam perfis de saúde globalmente mais positivos ou semelhantes aos das crianças de origem branca maioritária. Quando surgem desvantagens, estas parecem limitar-se a resultados de saúde mais diretamente afetados por recursos materiais. Ambas as minorias étnicas também experienciam níveis mais elevados de saúde espiritual.

Conclusões: Parece possível que crianças de minorias étnicas, mesmo quando afetadas por desvantagens materiais, consigam utilizar alguns aspetos dos seus recursos espirituais para obter resultados de saúde mais positivos. Estes perfis globais iniciais oferecem uma perspetiva única sobre o que, de outra forma, poderia ser um quadro bastante surpreendente.

O webinar decorre em língua inglesa. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através deste link.