Foi aprovado, com a classificação de 100%, o financiamento do projeto Higher Education in the Age of AI – How Can We Preserve the Human Dimension of Teaching and Learning?(HUMAN-AI), no âmbito do programa Horizon MSCA Staff Exchanges 2026.

Este projeto, que terá início no último trimestre deste ano, e terá uma duração de 48 meses, aborda os desafios da utilização da Inteligência Artificial, propondo o desenvolvimento de um modelo ético e centrado na dimensão humana da aprendizagem para a aplicação deste recurso no ensino superior, tanto a nível institucional como individual.

Coordenado pela Professora Eugenia Smyrnova-Trybulska, da Universidade da Silésia em Katowice (Polónia), o trabalho será desenvolvido por um consórcio internacional que reúne académicos de oito universidades (Polónia, Brasil, Cazaquistão, Eslováquia, Estónia, Portugal, Tailândia e Ucrânia) e dois organismos não-académicos (Holanda e Turquia). 

A participação portuguesa é assegurada pela Universidade Aberta, através do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning, sob a coordenação institucional do Professor Pedro Isaías e com o contributo científico dos investigadores Isabel Huet, Diogo Casa Nova e Isabel Seara. Integra ainda a equipa da UAb a Professora Maria do Rosário Bernardo.

O projeto tem um financiamento global de 816.630,00 euros.