O LE@D em associação com grupos de investigação nacionais e internacionais, promove uma série de palestras e workshops sobre a integração de jogos e vivências gamificadas nos processos educativos.
Estes encontros temáticos apresentarão exemplos e pretendem suscitar a discussão sobre tendências didáticas e investigativas emergentes na criação destes dispositivos.
Esta ação é uma parceria entre o LE@D, Universidade Aberta Portugal, a Cátedra UNESCO Humanidades Digitais na Educação da Universidade Nova de Lisboa e através de vários grupos de pesquisa parceiros brasileiros : o grupo de pesquisa Edumídia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o CODE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) propondo-se uma troca de experiências, respeitando a singularidade de cada contexto, mas identificando possibilidades de parcerias e ampliação como uma rede de práticas educacionais abertas.
As sessões são mensais, às quartas-feiras pelas 18,30h de Lisboa, com temas diferentes, com apresentações de investigadores portugueses e brasileiros, de modo online, em lives de duas horas, com apresentação da temática e espaço para diálogo com os participantes.
A primeira sessão, irá decorrer dia 23 de março com o tema “ Docência em Jogo“. Pretende-se discutir os desafios e características da criação de jogos educativos e estruturas gamificadas que podem ajudar o professores e estudantes a refletir sobre suas práticas mediáticas e lúdicas e experimentar possibilidades de criação de estratégias pedagógicas considerando a diversidade dos contextos.
São convidadas as investigadoras Dulce Márcia Cruz, Edumídia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Paula Carolei, CODE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), investigadora associada do LE@D, UAb Portugal.
Inscrições em: https://forms.gle/kdF7pEqh4NV26J5v7