Eixo temático: Educação, Tecnologias e Igualdade de Género
Objetivo geral: Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos.
Objetivos específicos:
- Mapear as competências digitais incluídas nas práticas pedagógicas dos professores;
- Caraterizar as práticas pedagógicas promotoras da igualdade de género desenvolvidas por esses professores;
- Identificar o potencial de práticas pedagógicas pensadas para desenvolver competências digitais, como sendo igualmente promotoras de igualdade de género;
- Associar o trabalho de agência curricular dos professores ao desenvolvimento simultâneo de competências digitais;
- Promover o estabelecimento e alargamento das redes de influência formadora dos ex-estudantes da Universidade Aberta.
Palavras-chave: Igualdade de Género, Competências Digitais, Práticas Pedagógicas, Educação, Países Lusófonos
Resumo: O projeto trata de um estudo que propõe trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos e está em curso em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
A globalização e mais recentemente a pandemia do COVID 19, entre outras circunstâncias que estruturam a contemporaneidade, têm vindo a reforçar, mesmo entre os mais céticos, a importância da digitalização no acesso ao conhecimento, na estruturação das atividades produtivas, na organização social. Dito de outro modo, o digital reconfigurou o modo como comunicamos, como nos relacionamos com os outros, como agimos, como trabalhamos, como asseguramos as necessidades básicas, e as que o não são tanto, enfim, configurou , o que somos. Em alguns casos, os efeitos da digitalização vieram reforçar desigualdades antigas, nomeadamente de género. Em contextos onde o acesso à internet é limitado, ou os dispositivos tecnológicos ainda não existem para todos, faz sentido estudar os modos como os processos de capacitação digital podem ser agentes promotores de igualdade de género.
O presente estudo pretende contribuir para a igualdade de género por via do desenvolvimento das competências digitais e de práticas pedagógicas consistentes, em Cabo Verde, Guiné-Bissau e em Angola. Para isso propõe-se estudar as práticas pedagógicas de professores desses países, planeadas para promover as competências digitais dos seus estudantes, e promotoras da igualdade de género entre meninos e meninas e entre rapazes e raparigas. O estudo propõe-se ainda discutir com alguns desses professores novas formas de desenvolver o currículo escolar de modo a promover a igualdade de género, desenvolvendo as competências digitais.
Thematic axis: Education, Technologies and Gender Equality
Main goal: Work on digital skills at school to promote gender equality in Portuguese-speaking African countries.
Specific goals:
- Map the digital skills included in teachers’ pedagogical practices;
- Characterize the pedagogical practices that promote gender equality developed by these teachers;
- Identify the potential of pedagogical practices designed to develop digital skills, as well as promoting gender equality;
- Associate teachers’ curricular agency work with the simultaneous development of digital skills;
- Promote the establishment and expansion of networks of formative influence of former Open University students.
Keywords: Gender Equality, Digital Skills, Pedagogical Practices, Education, Lusophone Countries
Summary: The project is a study that proposes working on digital skills at school to promote gender equality in Portuguese-speaking African countries and is underway in Angola, Cape Verde and Guinea-Bissau.
Globalization and more recently the COVID 19 pandemic, among other circumstances that structure contemporary times, have reinforced, even among the most skeptical, the importance of digitalization in access to knowledge, in the structuring of productive activities, in social organization. In other words, digital has reconfigured the way we communicate, how we relate to others, how we act, how we work, how we ensure basic needs, and those that are not so much, in short, it has configured who we are. In some cases, the effects of digitalization have reinforced old inequalities, particularly gender. In contexts where internet access is limited, or technological devices do not yet exist for everyone, it makes sense to study the ways in which digital empowerment processes can be agents that promote gender equality.
The present study aims to contribute to gender equality through the development of digital skills and consistent pedagogical practices, in Cape Verde, Guinea-Bissau and Angola. To this end, it is proposed to study the pedagogical practices of teachers in these countries, designed to promote the digital skills of their students, and promoting gender equality between boys and girls and between boys and girls. The study also proposes to discuss with some of these teachers new ways of developing the school curriculum in order to promote gender equality, developing digital skills.