Supervision of teacher training: a process for improving professional development, a case study of a secondary school in Viana-Luanda, Angola

Author:

António dos Santos João Miguel

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Pedagogical Supervision

Year:

2019

O presente trabalho de investigação enquadrou-se na temática da supervisão, observação, orientação e avaliação pedagógica e visou compreender a forma de atuação do professor do 2º ciclo do ensino secundário no contexto de sala de aula, sobretudo em aspetos relativos a supervisão pedagógica, a influência exercida pelo supervisor pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo deste modo para a melhoria do desenvolvimento profissional. Em Angola, tem ocorrido recentemente mudanças sistemáticas ao nível da carreira docente que na maioria das vezes quando abordado causa sempre algum suspense, um clima de desconforto e até mesmo discordância na forma como são analisados os vários contextos. Esta investigação decorreu num contexto educativo específico, na escola do 2º ciclo do ensino secundário, e optamos por utilizar uma abordagem qualitativa. Foi aplicado um inquérito por entrevista semiestruturada acerca de 6 professores com um tempo de serviço de 6 anos e há outros 9 professores com mais de 10 anos de serviço. Os dados obtidos foram sujeitos a análise tendo como pressuposto aos objetivos a que nos propusemos atingir. Os resultados obtidos tiveram como evidências a importância que o processo de supervisão tem como uma atividade ligada a orientação, a observação, avaliação, às competências profissionais e a inovação dos professores. Abordamos as diferenças da supervisão no que respeita ao supervisor e ao supervisionado e analisamos as formas e as dimensões dessa supervisão, bem como os estilos que o supervisor deverá assumir. Pois a nossa passagem por diversas escolas em diferentes funções ao longo do nosso percurso profissional remete-nos a uma profunda reflexão sobre o impacto da supervisão da prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento profissional de professores, bem como no desenvolvimento organizacional da escola, traduzindo em potenciais benefícios e profundas mudanças no contexto educativo. A Supervisão Pedagógica deve fazer parte de todo o sistema de garantia da qualidade educativa, em que as formas e responsabilidades pelo assessoramento pedagógico e monitoramento da qualidade dos resultados de aprendizagem se distribuem dentro de uma estrutura (com níveis distintos) coerente e funcional. O papel de um Sistema Nacional de Supervisão Pedagógica é apoiar o melhoramento da qualidade de ensino de acordo com as políticas e diretrizes escolhidas. A Supervisão Pedagógica em Angola deve ter uma sustentação metodológica clara, baseada no desenvolvimento das competências técnicas, não pode ser desenvolvida no vazio, ou com referências técnico-pedagógicos ambíguos ou muito gerais, tais como “supervisão baseada na escola”, já que isso não significa nada desde um ponto de vista técnico, dando abertura para a existência de cacofonia de formações sem marco metodológico válido. Essa debilidade na tomada de decisões metodológicas é a que levou o Ministério da Educação a buscar a implantação de um Plano Mestre de Formação de Professores em Angola e é o que se quer corrigir com ações articuladas e coerentes.

Como citar este trabalho:

Miguel, António dos Santos João (2019). Supervisão da prática pedagógica [Em linha]: um processo de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional, estudo de caso escola do II ciclo do ensino secundário em Viana-Luanda, Angola. Lisboa: Universidade Aberta