The impact of school leadership on educational practices in the prison system: a case study in a secondary school
O presente trabalho de investigação foi desenvolvido no âmbito curso de Mestrado de Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta com o título “O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional. Estudo de Caso numa escola secundária”. Reconhecendo que um dos aspetos importantes para a inclusão social dos sujeitos após reclusão é a melhoria das suas qualificações, a presente investigação teve como foco o impacto das diretrizes das lideranças escolares de uma escola secundária na educação escolar dos reclusos de um estabelecimento prisional regional da sua área geográfica. Foram definidos cinco objetivos de investigação nos quais se procurou identificar a natureza da relação institucional entre o estabelecimento prisional regional e a escola secundária da sua área geográfica; identificar a articulação do projeto educativo do estabelecimento prisional regional e o projeto educativo da escola secundária da sua área geográfica; caracterizar a educação escolar do ensino secundário desenvolvida no estabelecimento prisional regional pela escola secundária da sua área geográfica; identificar os desafios e as limitações impostas às orientações educativas das lideranças escolares da escola secundária no estabelecimento prisional regional da sua área geográfica e indicar recomendações com vista à melhoria da qualidade do serviço educativo prestado aos reclusos de um estabelecimento prisional regional, da responsabilidade das lideranças escolares da escola secundária da sua área geográfica. Nesta investigação optámos por um estudo de caso cujo propósito foi a descrição e a interpretação de uma realidade particular. Para o seu cumprimento elegemos uma metodologia mista, a qual abrangeu métodos qualitativos tais como o inquérito por entrevista semiestruturada e a pesquisa documental, bem como métodos quantitativos que englobaram um inquérito por questionário fechado. As principais conclusões deste estudo centradas no impacto das orientações das lideranças escolares da escola secundária concretizam-se: num adequado plano de formação contínua docente; no auxílio em termos materiais ao serviço educativo na prisão; na promoção do trabalho colaborativo com a direção do estabelecimento prisional regional e com todos os outros intervenientes neste processo. Contudo, a intenção e a ação das lideranças escolares não se encontram aclaradas nos documentos orientadores da escola secundária, não tendo a educação em contexto prisional o devido destaque.
Como citar este trabalho:
Almeida, Maria do Carmo Rendeiro Tomaz Soares (2019). O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional: estudo de caso numa escola secundária, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.