Learning styles, approaches to study and participation in online learning: the Senac National Distance Education Network

Author:

Giebelen, Jacobus B. M. Edwin

Type:

Doctoral Thesis

Scientific Field:

Distance Education and E-learning

Year:

2019

Embora as origens de pesquisas na área de estilos e estratégias de aprendizagem datem de longa data, diversos autores têm criticado uma certa indefinição conceitual, definições contrariadas, mensuração deficiente e falta de validade dos resultados obtidos. Além de compreender essas características individuais, um dos principais desafios da aprendizagem online é incentivar a participação dos alunos envolvidos e nesse sentido, o objetivo principal deste estudo foi compreender as relações entre estilos de aprendizagem, as abordagens ao estudo e a participação online de alunos de educação profissional e tecnológica. Para isso, o Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA) e o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST, versão portuguesa) foram aplicados a alunos da Rede Nacional de Educação a Distância Senac e realizou-se a análise de conteúdo para discussões assíncronas online, na perspectiva de Gerbic & Stacey. Embora esses inventários pareçam fornecer resultados válidos para alguns contextos, seu uso na orientação de alunos é bem mais questionável e carece de uma complementação dos resultados, por meio de entrevistas individuais, antes de propor quaisquer alterações na abordagem pedagógica escolhida pelo curso. Quanto à participação online de alunos, concluímos que não basta que a análise de conteúdo se centralize apenas em indicadores quantitativos, como o número de logs efetuados, pois deve ser complementada por uma análise de conteúdo qualitativa, cuja importância reside na descrição da natureza e abrangência dos fóruns de discussão em pauta. A análise de interações online mostrou que a comunicação mediada por computadores tem o potencial de se tornar uma metodologia pedagógica enriquecedora, mas, para que isso ocorra, recomendamos que os designers educacionais responsáveis pelos cursos de e-Learning forneçam uma variedade de estratégias pedagógicas em fóruns online e explorem suas limitações e possibilidades.

Como citar esta Tese:

Giebelen, Jacobus B. M. Edwin (2019). Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online: a Rede Nacional de Educação a Distância Senac, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.