Flipgrid as an educational resource in speaking English: a study with secondary school students
Perante os constrangimentos da coocorrência de cenários de lecionação impostos pela pandemia por COVID-19, propusemo-nos estudar as possibilidades do Flipgrid como recurso educacional na oralidade em Inglês. Teoricamente, articulamos mobile learning e a abordagem bring your own device com áreas de competências digitais específicas do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Inglês (continuação) do 12.º ano, e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Sob a lente do paradigma crítico, e visando uma mudança educacional, concebemos uma investigação de ação participativa específica para o contexto de cenários de lecionação presencial, híbrida e a distância, no sentido de compreender de que forma pode o Flipgrid ser um recurso educacional no desenvolvimento da oralidade em Inglês com alunos do ensino secundário regular. Assim, seguimos uma abordagem mista aplicada à metodologia de projeto, em que a fase de diagnóstico informou a de planeamento, conducente ao desenho e implementação de atividades para o ensino de Inglês Língua Estrangeira com recurso educacional ao Flipgrid para mobilização da oralidade em inglês de forma assíncrona. A observação integrou a avaliação do projeto, realizada em todas as fases do estudo, permitindo monitorizar e garantir a sua qualidade. As conclusões do estudo revelam o potencial do Flipgrid, ou Flip, como se passou a designar desde junho de 2022, enquanto recurso educacional mobilizador da oralidade em Inglês Língua Estrangeira, mas também como potenciador de outras aprendizagens e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pelo que somos instigadas a continuar a utilizá-lo.
Como citar esta Projeto:
Fonseca, Ana Margarida Presa Teixeira (2022).O Flipgrid como recurso educacional na oralidade em inglês [Em linha]: estudo com alunos do ensino secundário, Projeto do mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta.