Vocational training at a distance: the case of a pedagogical intervention in a training company
O presente trabalho insere-se na unidade curricular de Estágio do 2º ano do Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL) da Universidade Aberta de Portugal e tem como objetivo a intervenção numa instituição que desenvolva a sua atividade na modalidade de Educação a Distância, mais concretamente a metodologia de eLearning. Por outro lado, tratou-se de um estágio remunerado. O mesmo está dividido em três partes: a primeira parte, o enquadramento teórico abordando a definição de Educação a Distância (EAD) e eLearning, as gerações de EaD, a pedagogia em eLearning e são também apresentados dois modelos que sustentam a intervenção efetuada no estágio: o modelo de e-moderação de Salmon (2004) e modelo de avaliação de Kirkpatrick (2006). Na segunda parte, efetua-se a caracterização da instituição de acolhimento do estágio, o Centro de Instrução Técnica – CIT, descrevemos a sua evolução desde a criação até aos dias de hoje e apresentamos ainda, as atividades implementadas no estágio, desde as iniciais negociadas com a direção de forma a cumprirem os requisitos da certificação DGERT, e aquelas se considerou também pertinentes nomeadamente: o desenvolvimento de um sistema simplificado de avaliação de qualidade (conceção dos questionários de feedback e avaliação da satisfação dos formandos e formadores), o desenvolvimento de um modelo pedagógico para os cursos alicerçado no modelo de emoderação, bem como, a transição para a plataforma de um curso, a elaboração de uma Check-list de boas-vindas aos formandos, a metodologia para os guias do formando e elaboração dos tutoriais de apoio à navegação do Moodle através do estabelecimento de um protocolo com uma escola profissional. No final, fazemos um balanço positivo e afirmar que o CIT obteve resultados promissores apesar de existirem algumas áreas a aprofundar e melhorar, no que concerne, por exemplo, à implementação de um design instrucional. E a terceira parte corresponde à análise da intervenção e implementação do estágio. das atividades desenvolvidas ao longo do mesmo e o seu impacto através de uma análise SWOT e a reflexão do estagiário, seguindo uma lógica de contribuir para que esta empresa possa ser uma entidade certificada pela DGERT na modalidade de EaD e os requisitos que deve cumprir para a sua manutenção. Culminando com uma reflexão sobre a sobre as limitações sentidas a nível organizacional, pedagógico e pessoal e sugerindo algumas pistas de melhorias para o futuro.
Como citar este Relatório:
Cavaco, Miguel Ângelo Silva (2022). Formação profissional a distância: o caso de uma intervenção pedagógica em empresa de formação, Estágio em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.