School libraries and (new) technologies in the promotion of reading: Setúbal district
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura junto dos alunos, assim como sobre a sua missão no atual contexto marcado pela globalização e pelas tecnologias. Na atual sociedade em que vivemos, apelidada de sociedade da informação e do conhecimento, e com a generalização do uso das tecnologias e da Internet, houve uma grande mudança na forma como os alunos acedem, produzem e partilham informação. As atividades escolares deixaram de estar circunscritas à sala de aula e as bibliotecas escolares assumiram novas missões, deixando de ser meros repositórios de livros ordenados em armários que revestiam as paredes. Os recursos tecnológicos exigem não só a disponibilidade de equipamentos, mas também novas competências dos professores, em especial do professor bibliotecário e da sua equipa de apoio. Optámos por limitar o nosso estudo às bibliotecas escolares do distrito de Setúbal, investigando como as tecnologias de informação impactam a promoção da leitura. Para tal, analisámos os inquéritos do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE), da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), aplicados em 2015 e em 2017 aos professores dos Agrupamentos de escolas do Distrito de Setúbal, integrados na RBE. Trata-se de um estudo de caso, de cariz qualitativo, com caráter descritivo e analítico. Verificou-se que mais de um quarto dos professores continua, entre 2015 e 2017, a afirmar que não planeia atividades com a biblioteca, como a exploração de tecnologias e de novos ambientes digitais e media. No entanto, a maioria concorda que a biblioteca ajuda os alunos na exploração e na utilização qualificada das tecnologias, da Internet e dos media, bem como reconhecem que esta tem um papel importante na promoção da leitura na comunidade escolar.
Como citar esta Dissertação:
Pena, Maria da Graça Figueiras (2022). As bibliotecas escolares e as (novas) tecnologias na promoção da leitura: distrito de Setúbal, Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, Universidade Aberta