Radio on the air with the school library and pre-school: a project to support the curriculum for the transversal and contextualised integration of literacies
O presente estudo foi motivado pela questão A Biblioteca Escolar como apoio ao currículo para a integração transversal e contextualizada de literacias: que possibilidades de concretização na educação pré-escolar? Neste âmbito, concebeu-se, implementou-se e avaliou-se o projeto “A Rádio no Ar com a Biblioteca Escolar e o Pré-Escolar”, no ano letivo de 2019/2020, no Agrupamento de Escolas de Arganil, em período de passagem abrupta ao ensino a distância, provocada pela pandemia da COVID-19. Metodologicamente, foi adotada uma abordagem mista num estudo de caso, consubstanciado em nove grupos-turma do pré-escolar, através da metodologia de projeto, contemplando uma multiplicidade de espaços: Biblioteca Escolar, Sala de Aula, Casa e Rádio Clube de Arganil. Para além das crianças, das suas educadoras e da professora bibliotecária, participaram, ainda, duas profissionais da Rádio Clube de Arganil. Para a recolha de dados, considerou-se o inquérito por questionário e por entrevista, dirigidos às educadoras e à coordenadora do departamento do pré-escolar, e a observação planeada de cada programa radiofónico. Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados confirmam que o trabalho colaborativo e de articulação curricular, as pedagogias focalizadas nas crianças, a diversidade de ambientes educativos e as práticas inovadoras acrescentam valor ao currículo do pré-escolar, e favorecem aprendizagens significativas. Evidenciam, também, a relevância da Biblioteca Escolar na promoção da igualdade, inclusão, cidadania e do crescimento cognitivo e socioemocional. Reajustada a ação da Biblioteca Escolar à nova realidade de então, manteve-se o apoio ao desenvolvimento de competências e literacias, a exemplo das apontadas no referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, em cumprimento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em suma, face ao impacte do projeto na comunidade educativa, este virá, certamente, a ser inspirador de outras iniciativas protagonizadas pela Biblioteca Escolar, no mesmo ou noutros agrupamentos de escolas.
Como citar esta Dissertação:
Ramos, Maria Arminda Cordeiro Duarte (2022). A rádio no ar com a biblioteca escolar e o pré-escolar: um projeto de apoio ao currículo para a integração transversal e contextualizada de literacias. Dissertação de mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares, Lisboa: Universidade Aberta,