Didactics and teacher training for basic education: exploring active methodologies
Diante das constantes mudanças na sociedade e dos avanços tecnológicos, o mundo vem-se transformando em alta velocidade e, neste sentido, a educação não poderia permanecer estagnada aos antigos modelos didáticos tradicionais. Pensando nas relações do ensino e aprendizagem e, principalmente, na importância do papel do educador contemporâneo, o presente trabalho pretende, por meio das abordagens teóricas e práticas, identificar as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores de educação básica envolvidos nesta investigação para conceber, assim, um material com diretrizes de orientação para a formação desses professores embasados nas metodologias ativas de aprendizagens. A metodologia do presente trabalho seguiu o estudo de investigação teórico prática. Os instrumentos utilizados nas fases de investigação foram a aplicação de questionários seguidos da elaboração do material orientativo sobre as metodologias ativas para a formação desses professores. Participaram destes momentos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os principais resultados identificados, de acordo com a análise dos questionários, foi a necessidade de ampliação de conhecimentos das metodologias ativas por parte dos professores e sua utilização contínua e mais fundamentada em sala de aula já que grande parte do grupo tem interesse e acredita no método.
Como citar esta Dissertação:
Vasconcelos, Luciana Fernandes de (2022). Didática e formação docente para a educação básica: percurso na área das metodologias ativas, Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Lisboa Universidade Aberta.