Organisational climate and commitment in vocational education institutions
A sociedade em que vivemos é caracterizada pela globalização, rapidez de informação e competitividade. Neste sentido, as organizações, incluindo as escolas, quando valorizam o capital humano, devem promover ambientes organizacionais positivos, nos quais os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados potenciando, assim, resultados mais satisfatórios. Foi exatamente com o objetivo de analisar o clima organizacional vivido nas instituições de ensino profissional portuguesas e a sua ligação com o comprometimento dos colaboradores, que realizamos esta investigação. Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório, correlacional e transversal, de natureza quantitativa. A recolha de dados foi realizada com recurso a um protocolo constituído por duas escalas e um questionário sociodemográfico, aplicado a uma amostra não aleatória de conveniência constituída por 172 colaboradores de instituições de ensino profissional. Os resultados revelaram que a relação dos colaboradores com a sua instituição está, essencialmente, ancorada nos afetos, tendo sido mais valorizada a dimensão afetiva do comprometimento. Relativamente ao clima organizacional, os resultados revelaram a presença de todas as características do clima autentizótico sendo que as dimensões mais valorizadas foram as “Oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem” e “Comunicação aberta e franca com o superior”. Relativamente às variáveis sociodemográficas e a sua relação com o comprometimento, verificamos diferenças estatisticamente significativas com o estado civil, o tipo de contrato, a idade e o tipo de função. Relativamente ao clima organizacional autentizótico e as suas dimensões, encontramos correlações positivas entre a idade e a “credibilidade e confiança do superior” e “as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem”. Finalmente, no que diz respeito à correlação entre clima e comprometimento, verificamos que todas as dimensões do clima autentizótico se associam positivamente com o comprometimento afetivo e normativo, sendo a menos significativa a associação com o comprometimento calculativo.
Como citar esta Dissertação:
Branco, Maria dos Anjos Dias Ramalho (2022). Clima organizacional e comprometimento nas instituições de ensino profissional, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.