Vocational courses at the Salvaterra de Magos School Cluster: the voice of students and management
O Ensino Profissional registou na última década taxas de sucesso superiores e taxas de abandono inferiores às do Ensino Regular, com exceção do ano de 2020 (dados da DireçãoGeral de Estatísticas da Educação e Ciência). Na análise comparativa dos dados estatísticos nacionais com os dados estatísticos do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, referentes a taxas de conclusão, retenção e desistência dos cursos profissionais desde 2009 é notória a inexistência de um padrão de regularidade nos dados do agrupamento, não acompanhando a tendência nacional. Neste sentido, pretendemos com este estudo dar voz aos alunos do Ensino Profissional e à direção do agrupamento, considerando que, com o estudo e conhecimento produzido, possamos identificar e refletir sobre as causas e possíveis soluções, que possam contribuir para a melhoria das taxas de conclusão e para a diminuição do abandono escolar neste tipo de ensino no agrupamento. Em termos metodológicos optámos por um estudo de caso, com combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorremos à análise documental, aplicámos um inquérito por questionário a 129 alunos do Ensino Profissional e realizámos entrevistas semiestruturadas. A primeira entrevista foi aplicada, em grupo focal, a 6 alunos finalistas e as restantes entrevistas semiestruturadas contaram com a participação do Diretor, do Coordenador do Ensino Não Regular, de dois Diretores de Curso e da Psicóloga do agrupamento. Posteriormente foi realizada a análise dos dados, com recurso ao tratamento estatístico dos dados quantitativos, e à análise de conteúdo dos dados qualitativos. Como principais resultados identificámos, por um lado, a satisfação geral dos alunos na escolha da escola, da área profissional e desta modalidade de ensino e, por outro, a ação da direção na procura de uma oferta para todos os seus alunos. Foram identificadas fragilidades motivacionais em alguns alunos deste modelo de ensino, lacunas ao nível dos recursos materiais, de formação e de financiamento atempado, bem como a necessidade de implementação de mecanismos de monitorização dos resultados e de satisfação interna, e com os parceiros, de forma a proporcionar ações/estratégias para aplicação de metodologias promotoras da qualidade do Ensino Profissional no agrupamento e que promovam a melhoria dos resultados/sucesso dos alunos.
Como citar esta Dissertação:
Larguinho, Cristina Maria Brás Caetano (2022). Os cursos profissionais no Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos: a voz dos alunos e da direção. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.