Online teaching during Covid-19: a virtual ethnography with Brazilian primary school teachers
Type:
Dissertation
Scientific Field:
E-learning Pedagogy
Year:
2021
Esta pesquisa analisa as práticas docentes online desenvolvidas por professores de cinco escolas do ensino básico do Brasil, no período de junho a outubro de 2020, em meio à crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, quando as escolas tiveram de realizar aulas não presenciais para atender as exigências dos governos de estabelecer o distanciamento social e, consequentemente, diminuir o fluxo de contaminação pelo coronavírus entre as pessoas. Utilizamos como campo de pesquisa nove turmas de cinco escolas diferentes, localizadas nos municípios de Araçás, Pojuca e Rio Real, no interior do estado da Bahia, e uma escola localizada no município do Rio de Janeiro, capital do estado. Recorremos à metodologia da Netnografia, a qual permite ao pesquisador navegar e participar de comunidades online com o olhar atento às relações construídas dentro delas, observáveis a partir do que se escreve, da comunicação oral e dos artefatos produzidos pelos seus membros. Emergiram das turmas estudadas os seguintes achados: na maior parte das escolas, os planeamentos para a docência online foram construídos com base nas referências do ensino presencial; prevaleceram práticas docentes centradas na figura do professor, na transmissão de conteúdos e na realização de tarefas; as avaliações oscilaram entre atividades tradicionais de memorização e cópia e, em contrapartida, em duas escolas houve atividades de pesquisa, produção e divulgação em meios digitais, com foco no protagonismo dos estudantes; a maioria dos professores sentiu-se insegura em relação à oferta de aulas online e relataram não terem parâmetros para mensurar a qualidade das suas aulas; as dificuldades de uma parcela dos estudantes em acessar a internet limitou a proposição de ações pedagógicas com o uso de interfaces digitais, tendo em vista a baixa qualidade da internet; a formação docente para o uso das mídias/interfaces digitais é vista pelos educadores como fundamental ao exercício da docência online, porém, requer-se uma atualização dos programas e um intervalo menor entre essas formações, que precisam estar mais conectadas com o cotidiano dos professores em sala de aula.
Como citar esta Dissertação:
Pinto, Cláudio Rogério do Nascimento (2022). Docência online durante a Covid-19: uma etnografia virtual com professores brasileiros do ensino básico, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.