Participation and knowledge sharing in the network society: online educational contexts
O desenvolvimento das tecnologias sociais características da Web e dos media sociais da atualidade tem promovido uma “cultura participatória” marcada por uma grande multiplicidade de processos e contextos. A facilidade de personalizar os espaços nos quais as pessoas comunicam e interagem entre si e com a informação, tem transformado profundamente o uso das tecnologias, o relacionamento interpessoal, e o relacionamento com a informação e com o conhecimento. Este estudo pretende analisar como um conjunto de indivíduos ligados ao meio académico, universitário e não universitário, com uma reconhecida presença na web social, utiliza estes media, quer no plano pessoal quer profissional. Simultaneamente, visa dar conta das conceções pessoais e princípios filosóficos subjacentes a estes processos de presença na rede, bem como sobre as práticas que deles decorrem, e das implicações que se projetam na própria cultura académica. Partimos de um quadro teórico alicerçado em diversos autores que abordam questões da cultura de participação na rede, designadamente Henry Jenkins, Clay Shirky, Howard Rheingold, que, entre outros, convocam a alteração do papel passivo dos sujeitos para um papel de envolvimento ativo na produção de conteúdos e disseminação de ideias e informações na web. A nível metodológico o estudo enquadra-se no paradigma qualitativo tendo recorrido à realização de entrevistas aprofundadas como instrumento de recolha de dados. Adotámos o método de Análise Temática de Braun e Clarke para o tratamento dos dados. Os resultados estruturam-se ao redor de 3 grandes temas, A- Educação e Tecnologia, B- Identidade Digital e C- Partilha da Informação e do Conhecimento. No tema A, os participantes evidenciaram uma perceção da tecnologia e do seu uso sempre ligada à forma como percecionam a cultura e o papel social da educação em geral. Verificam-se também diferentes posicionamentos face às filosofias subjacentes ao modo como se posicionam em relação às tecnologias variando num contínuo entre uma visão mais instrumental e uma visão mais ecossistémica/transformadora. No Tema B, ressalta a consciência da necessidade de construir uma presença na rede que cada vez mais é feita na confluência entre os mundos off e online. A dimensão profissional e pessoal da identidade digital emergiu de forma diferenciada. Alguns sujeitos separam claramente estas dimensões enquanto para outros, essa separação é muito mais fluída. Frente ao Tema C, verifica-se que a partilha, circulação do conhecimento e da informação na sociedade em rede constitui um aspeto a que todos os investigadores/professores deram substantiva importância, destacando-se dentro deste tema questões como: o valor que a partilha acrescenta, a relevância da partilha de conteúdos de natureza informal, participantes consumidores versus difusores, motivações para a partilha e rede de contactos. Este estudo veio contribuir, entre outros aspetos, com exemplos de configurações interessantes de práticas de participação e de partilha por parte de um conjunto de sujeitos que, agregando a sua pertença ao mundo académico com uma elevada integração no mundo da web social, nos podem iluminar face a novos e ainda pouco explorados caminhos da sociedade em rede e da cibercultura.
Como citar esta Tese:
Paiva, Ana Maria Videira (2018). Participação e partilha de conhecimentos na sociedade em rede [Em linha]: os contextos educacionais online, Tese de doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.