Open educational practices in public higher education in Portugal – from theory to practice: open educational resources and open access
A importância da partilha de conhecimento e do papel dos sistemas do ensino superior na atual economia global do conhecimento tem sido reconhecida ao longo dos últimos anos, por iniciativas e entidades um pouco por todo o mundo. Neste contexto, o movimento da educação aberta tem sido fundamental na criação de oportunidades de inovação pedagógica, das quais destacamos o movimento dos Recursos Educacionais Abertos e o movimento do Acesso Aberto, por estarem intimamente relacionados com as duas funções inerentes à carreira dos docentes do ensino superior: a função pedagógica, referente a atividades de ensino e a função científica, relativa a atividades de investigação. Foi neste contexto que a presente investigação se desenvolveu, à luz do conceito de scholarship e das alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede e do movimento global de abertura ao conhecimento. O presente estudo teve como principal objetivo compreender de que forma as perceções e práticas dos docentes/investigadores das instituições de ensino superior público em Portugal face aos Recursos Educacionais Abertos possam estar relacionadas com as suas perceções e práticas face ao Acesso Aberto. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com uma abordagem metodológica mista. O desenho metodológico estruturou-se em torno de duas fases empíricas. A primeira consistiu na aplicação de um inquérito por questionário a docentes/investigadores de todas as instituições de ensino superior públicas em Portugal. A segunda consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a especialistas em Recursos Educacionais Abertos e Acesso Aberto. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos concluir que, embora exista já algum conhecimento e utilização de Recursos Educacionais Abertos e Acesso Aberto nas práticas de ensino e investigação dos docentes das instituições de ensino superior público portuguesas, existe ainda um desconhecimento generalizado nos dois domínios. Contudo, a convergência das perceções dos docentes/investigadores inquiridos face aos dois domínios, também convergentes com as perspetivas dos especialistas, fornecem evidências sobre a possibilidade uma abordagem comum a nível das práticas educacionais abertas dos docentes/investigadores, no sentido de tornar os seus recursos educacionais e científicos abertos, reforçando assim os princípios de transparência, colaboração e maior abertura ao conhecimento.
Como citar esta Tese:
Cardoso, Paula (2019). Práticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal: da teoria à prática : recursos educacionais abertos e acesso aberto, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e elearning, Lisboa: Universidade Aberta
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