Perceptions and feedback practices in the teaching and learning of Physics and Chemistry: a case study in a school cluster

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Dissertations, Pedagogical Supervision

Year:

2023

A maioria dos documentos orientadores e legislação referente à Educação, explicitam a avaliação formativa como forma de possibilitar ao aluno saber em que situação se encontra, que objetivos deve atingir e de que forma os deve atingir. É uma avaliação para as aprendizagens, em que os momentos de avaliação devem coincidir com a realização das atividades e reflexão sobre as mesmas. Como tal, o feedback é relevante para as aprendizagens e competências a adquirir pelos alunos. Este processo deve ser encarado, pelo professor, de forma colaborativa, onde a supervisão pedagógica, como dispositivo de desenvolvimento profissional, é uma mais-valia para a ação docente. Posto isto, formulamos a seguinte questão: Quais as perceções de professores e alunos sobre as práticas de feedback do Grupo de Física e Química, do Agrupamento de Escolas X e como encaram os docentes a possibilidade de as melhorar através da supervisão pedagógica? Como objetivos pretendemos: Analisar as perceções dos professores sobre as suas práticas de feedback; Analisar as práticas de feedback dos professores, na perspetiva dos alunos; Analisar a perceção dos alunos sobre o efeito do feedback recebido dos professores; Investigar a disponibilidade dos professores para desenvolver trabalho entre pares, tendo em vista melhorar as suas práticas de feedback. Do ponto de vista metodológico, este trabalho enquadra-se no estudo de caso, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), desenvolvido a partir de entrevistas individuais e de Focus Groups, análise documental e inquérito por questionário. Os dados quantitativos foram submetidos a análise baseada em estatística descritiva simples e os qualitativos a análise de conteúdo. Concluímos que o feedback é fornecido quotidianamente, no entanto, em várias situações diverge entre o que os professores percecionam fornecer e o que é percecionado pelos seus alunos. O trabalho colaborativo entre professores é uma prática estabelecida, contudo, tem como limite a sala de aula, havendo relutância para com a supervisão pedagógica, a qual surge entendida como um mecanismo de avaliação da sua atividade docente.

Como citar esta Dissertação:

Cordeiro, M. D. (2023). Perceções e práticas de feedback no ensino e aprendizagem de Física e Química: estudo de caso num agrupamento de escolas, Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/14011