Middle leadership and its influence on an Alternative Curriculum Pathway (ACC) class
Type:
Dissertation
Scientific Field:
Administration Educational Management, Dissertations
Year:
2023
Cientes da realidade educacional globalizante e integradora em Portugal, importa considerarmos as possibilidades existentes nas escolas como potenciadora de estratégias de promoção do sucesso educativo. As turmas de Percursos Curriculares Alternativos (PCA) são uma realidade escolar justificada e legislada, como uma das ofertas formativas do ensino básico para alunos que apresentem um quadro disruptivo de desencontros entre interesses pessoais e escolares. Num cenário “dantesco” da mudança social poderemos perspetivar a liderança escolar como algo essencial numa singularidade educacional. Consideramos este estudo de caso, nesta escola do 2º ciclo pela constância de turmas PCA ao longo dos anos e pela sua intervenção junto da comunidade educativa. O tipo de liderança intermédia do Diretor de Turma e as estratégias por ele usadas foram determinantes para o sucesso desta turma. Sendo a liderança intermédia um fator significativo em todas as mudanças e dinâmicas académicas e não havendo consenso na escolha do tipo de liderança ideal, procuraremos analisar qual a perspetiva de liderança que o DT maioritariamente utilizou e como esta se fez sentir junto dos alunos e professores. Na presente dissertação, propomos analisar se ocorreram mudanças no desempenho e no comportamento desses alunos e se houve relação com o tipo de liderança intermédia exercida nessa turma. Não aprofundaremos em demasia os temas do insucesso e da indisciplina, mas sim o tipo de liderança intermédia usada, como contributo para o desenvolvimento desses alunos a nível pessoal e académico, bem como a influência exercida no conselho de turma (CT).
Como citar esta Dissertação:
Arrais, Ana Luiza Cândido Silva Rodrigues Serrão (2003). A liderança intermédia e a sua influência numa turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA), Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13916