Integrating ICT into professional teaching practices: meta-analysis of continuous training curricula between 2014 and 2019

Type:

Dissertation

Scientific Field:

E-learning Pedagogy

Year:

2021

A emergência da Sociedade do Conhecimento e das Tecnologias da Informação e Comunicação conduziram a um novo paradigma na educação, nomeadamente no que diz respeito ao papel do professor/educador, em que é necessária uma maior articulação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do contexto escolar. Ou seja, numa época de aprendizagem invisível e de fluidez, cada vez mais o recurso às tecnologias e plataformas digitais, aos ambientes virtuais de aprendizagem e às redes sociais se torna uma realidade incontornável, o que vem recomendar a formação dos docentes nessas temáticas e a reflexão sobre o papel dessa formação no processo pedagógico. Neste contexto, os Centros de Formação de Associação de Escolas, criados em 1992, com uma organização inédita, em termos europeus, vieram proporcionar uma formação contínua mais próxima das preocupações dos professores e das escolas, incluindo nas referidas temáticas. A presente investigação tem, portanto, como finalidade principal mapear a integração, em Portugal, das TIC na formação contínua de professores. A nível metodológico, trata-se de um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, de natureza mista, conciliando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste âmbito, como instrumento analítico-metodológico adotou-se o MAECC®, isto é, o Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®, sustentado pela análise documental e a análise de conteúdo. O mapeamento resultante do estudo permitiu identificar em três Centros de Formação de Associação de Escolas, durante o período de 2014 a 2019, num universo de 476 formações, 137 planos de formação TIC, incluindo cursos, oficinas e ações de curta duração, incidindo nas principais áreas de atuação profissional dos docentes. Paralelamente, foi identificada uma diminuição generalizada do número desses planos de formação por ano direcionados para as Tecnologias da Informação e Comunicação. Em suma, a meta-análise efetuada aponta no sentido de se estar em presença de formação docente com um enorme potencial e atualidade, pelo que defendemos a continuidade da investigação, o que permitirá, entre outros aspetos, confirmar ou refutar, na formação futura, os padrões identificados e as tendências emergentes.

Como citar esta Dissertação:

Almeida, Maria de Fátima de Sousa Avelar Moura (2021). Integração das TIC nas práticas profissionais docentes : meta-análise de planos de formação contínua entre 2014 e 2019, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, (mPeL)., Universidade Aberta.
http://hdl.handle.net/10400.2/10776