What are teachers’ perceptions of the quality of learning in the School Cluster?

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Administration Educational Management

Year:

2021

As políticas educativas alteram-se e com elas também a avaliação das aprendizagens. A avaliação sumativa, durante muitos anos, foi aquela que maior peso teve na avaliação, sendo normal olhar-se para o resultado espelhado em pauta, como um valor absoluto e o objetivo a atingir. Neste processo ignorou-se, frequentemente, a avaliação formativa e a sua contribuição para a melhoria das aprendizagens, tal como os distintos pontos de partida dos alunos. Os normativos legais trouxeram alterações. A retenção é extraordinária e os chamados “níveis negativos”, hoje denominados de “níveis inferiores a três”, rareiam, sendo frequente entre docentes e restante comunidade escolar, a interrogação acerca da qualidade das aprendizagens alcançada. O conceito qualidade das aprendizagens passou a ser frequentemente referido pelas instituições internacionais, quando se manifestam acerca da educação em Portugal, tal como os documentos legais e orientadores internos, solicitando-se a elaboração de critérios de avaliação claros e a utilização de técnicas que melhorem a qualidade das aprendizagens. Simultaneamente, é exigido à escola eficácia na sua gestão, estabelecendo-se as metas a cumprir, das quais dependem a sua avaliação externa e os recursos a alocar. A fundamentação teórica mostra-nos que a avaliação é cada vez mais um processo de construção social, uma intervenção reguladora das aprendizagens e que toda a aprendizagem deve ter em conta o contexto sociocultural. As lideranças, as equipas pedagógicas e o trabalho colaborativo apresentam-se como essenciais na obtenção de aprendizagens de qualidade, que construam o cidadão e o preparem para a vida. Partindo de uma metodologia qualitativa, a presente investigação pretende conhecer a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas, num determinado agrupamento de escolas. Diferentes técnicas de recolha de dados demonstram a acuidade do trabalho, a sensibilidade para identificar a diferença e alcançar a verdadeira inclusão, e o rigor da avaliação que se pretende justa e respeitadora do percurso realizado pelo aluno. Embora o esforço efetivo dos docentes para que a avaliação sumativa expresse devidamente a qualidade das aprendizagens, verifica-se que esta só é possível através de um processo mais amplo e devidamente assimilado, baseado numa verdadeira cultura de escola, em que o trabalho colaborativo atenta ao contexto, dando a cada aluno o que mais necessita. A conclusão revelará uma escola empenhada, que através de equipas educativas e de dinâmicas de trabalho colaborativo, consegue acompanhar, apoiar e ajudar todos os alunos a encontrar o seu caminho.

Como citar esta Dissertação:

Miranda, Vítor Alberto Aragonês (2021). Qual a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas no agrupamento de escolas? Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional (mAGE), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11511