External evaluation: perceptions of TEIP (Educational Territories of Priority Intervention) and non-TEIP school directors
Type:
Dissertation
Scientific Field:
Pedagogical Supervision
Year:
2021
A avaliação dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) é um processo criado em 2002 que incide sobre diversos domínios do quotidiano da Escola. Desde a sua criação ocorreram três ciclos de avaliação que resultaram em modificações no processo a cada mudança de ciclo. Esta dissertação tem como objetivo identificar perceções das lideranças de AE/ENA pertencentes e não pertencentes ao programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) sobre a avaliação externa das escolas (AEE) no atual ciclo de avaliação. Foi seguida a abordagem metodológica mista com design exploratório sequencial. Os dados foram obtidos a partir dos relatórios de avaliação externa das escolas disponibilizados pela Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), e de um questionário desenvolvido para esta investigação baseado no Quadro de Referência do Terceiro Ciclo de AEE. A justiça social e curricular esteve subjacente à seleção dos itens do principal instrumento de recolha de dados pela importância da sua concretização nas decisões e ações educativas. O questionário foi posteriormente aplicado a 15 agrupamentos de escolas e os dados obtidos foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados evidenciam que as perceções dos professores com cargos de liderança diferem significativamente em relação ao contexto socioeconómico em que o AE/ENA está inserido e não há diferenças significativas em relação à pertença ao programa TEIP do seu AE/ENA nem ao cargo de liderança que ocupam. Verificou-se também que os AE/ENA localizados em contextos mais desfavorecidos apresentam maior discordância em relação à classificação da IGEC do que os AE/ENA localizados em contextos mais favorecidos. Este facto pode significar que os AE/ENA pertencentes a meios socioeconómicos mais desfavorecidos lutam com dificuldades eventualmente semelhantes quer sejam TEIP ou não-TEIP e que por isso não se sentem avaliados com justiça já que o seu meio é adverso e exige muito mais esforço, estratégias e resiliência do que outros AE/ENA localizados em meios mais favoráveis.
Como citar esta Dissertação:
Costa, Silvana Nunes Martinho Almeida (2021). Avaliação externa: perceções das lideranças de escolas TEIP e não TEIP. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (mSVP), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11595