The Effects of the “SABER MAIS” (“Know More”) Programme on the Training of Chemistry Teachers in the Province of Benguela-Angola

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Pedagogical Supervision

Year:

2021

O enfoque deste estudo é perceber as mudanças das práticas pedagógicas, de professores de Química na Província de Benguela, Angola a partir das perceções dos formandos que participaram nas formações contínuas, promovidas pela Cooperação Portuguesa através do Programa “SABER MAIS”, programa que tem como objetivo reforçar a formação de professores de Química angolanos. Apesar da especificidade para o exercício da profissão e ensino da Química é o Ensino Médio de Formação de Professores, que a maioria dos docentes angolanos tem como como formação máxima na área da Química (com base nos dados apenas 17,73%1) têm Licenciatura ou Mestrado em áreas da Química, havendo professores que têm outras habilitações como Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, mas que não estão relacionados com a respetiva área a disciplinar (56,03%)1. Assim, a realização de formações contínuas, com recurso a Professores Portugueses profissionalizados e com experiência é uma forma de: i) colmatar as lacunas ii) melhorar as competências dos docentes angolanos para o ensino da Química e iii) simultaneamente criar sinergias entre professores de ambos os países (Portugal e Angola) numa perspetiva de partilha de conhecimentos e práticas no âmbito do ensino da Química. O presente trabalho pretende, entre outros, através da aplicação de um questionário e entrevista, averiguar as principais mudanças na prática pedagógica dos professores da província de Benguela na área de Química, após a implementação do Programa “Saber Mais”, nomeadamente, no que respeita à implementação do ensino laboratorial e assim perceber os efeitos do programa no ensino da Química na Província de Benguela. Após a análise dos dados obtidos podemos inferir que os efeitos são claramente positivos e vão muito além da melhoria quer a nível científico, pedagógico e profissional dos professores formados e futuros professores.

Como citar esta Dissertação:

Neves, Luís (2021). Os efeitos do programa “SABER MAIS” na formação de professores de química na província de Benguela-Angola, Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (mSVP), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/12115