Perceptions and Practices of Pedagogical Supervision: A Study Carried Out in Guinea Bissau

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Pedagogical Supervision

Year:

2021

O estudo proposto nesta pesquisa situa-se no âmbito da supervisão pedagógica.. Pretende compreender de que modo é entendida e funciona a supervisão pedagógica nas escolas selecionadas, isto é, como é entendida pelas direções e pelos professores e de que forma influencia o desempenho das funções docentes. Enquadra-se assim a supervisão que se estende a toda a ação pedagógica, podendo ser considerada como uma peça fundamental na gestão escolar. Por outro lado, entende-se a supervisão pedagógica como um dispositivo de formação, não apenas associada à formação inicial de professores, mas também à formação ao longo da vida. Enquanto dispositivo da formação contínua, as atividades de supervisão e pedagógicas fazem parte de um mesmo projeto, o de melhorar a qualidade da ação educativa. Decorre, desta ideia, o pressuposto básico de que a pedagogia sem supervisão será menos pedagógica. seja, qualquer professor, no exercício da sua profissão deverá. Neste sentido, a supervisão surge como uma necessidade da ação profissional consciente e deliberada de cada professor que contribui para a regular criticamente a sua ação e contribui de forma determinante para o seu crescimento e autonomia profissional (Vieira & Moreira, 2011). Esta ideia, de supervisão como processo de formação profissional e humano ao longo da vida, já era defendida por Alarcão e Tavares (2003), ao afirmarem que “no quadro de formação contínua, a supervisão da prática pedagógica emerge como uma auto e heteroavaliação, comprometida e colaborante, em que os professores se entreajudam a desenvolver-se e a melhorar o seu próprio ensino” (p.148). É, por isso, seu objetivo geral, analisar e refletir sobre o processo de implementação da supervisão pedagógica nas escolas seleccionadas. De um modo mais específico o estudo pretende: – Identificar percepções sobre supervisão pedagógica nas escolas selecionadas; – Identificar os modos e a forma como funciona a supervisão pedagógicas nas referidas escolas; – Identificar os efeitos da implementação da prática da supervisão pedagógica nessas escolas. O estudo segue uma abordagem fundamentalmente qualitativa, descritiva e interpretativa embora tenham sido usadas técnicas de recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa. As técnicas de recolha de dados foram as entrevista aos diretores das escolas e o questionário aplicado a professores. A análise de documentos institucionais e de normativos foi também utilizada para contextualizar e fundamentar o estudo realizado. Os resultados obtidos foram analisados à luz das seguintes questões de investigação: 1) De que modo é entendida e funciona a supervisão pedagógica nas escolas selecionadas? 2) Que relação existe entre as práticas de supervisão e o conceito de formação contínua? 3) Quais foram os efeitos no desenvolvimento profissional dos professores em resultado da supervisão pedagógica realizada nas escolas selecionadas? 5) Quais são as vantagens e os constrangimentos na prática da supervisão pedagógica nas escolas onde se realiza o estudo? O estudo permitiu constatar que nas escolas selecionadas se tende para um entendimento de supervisão como forma de controle, expressa pelos diretores, enquanto que os professores inquiridos valorizam mais uma conceção de tipo colaborativo, que facilite a melhoria das práticas pedagógicas. Desse modo, sobre as práticas atuais de supervisão pedagógica das escolas, descritas e analisadas neste trabalho, é possível identificar duas finalidades: a da garantia da qualidade do serviço educativo que a escola presta e a possibilidade de assegurar mais formação aos professores.

Como citar esta Dissertação:

Silva, N´gome da (2021). Perceções e práticas da supervisão pedagógica: um estudo realizado na Guiné Bissau, Mestrado em Supervisão pedagógica (mSVP), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13430