Teacher training: use of digital information and communication technologies for the literacy process

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Pedagogical Supervision

Year:

2021

O ato de alfabetizar é o processo pelo qual colocamos o indivíduo como ser ativo na sociedade letrada. Ler, escrever e interpretar textos vai muito além da sala de aula. Através da inserção das TDIC na sociedade do conhecimento existe então a necessidade da utilização dessas ferramentas como uma mais valia na alfabetização. A evolução do conhecimento causado pelo uso das tecnologias atinge então a sociedade como um todo, cabendo à educação adequar a esse conceito. Refletir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação como mais um instrumento de inovação no fazer pedagógico é o ponto crucial dessa dissertação. Apresentando como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas partindo da utilização das TDIC no processo de alfabetização de uma escola pública municipal, na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil e a ampliação da discussão e investigação sobre práticas pedagógicas renovadas. Esta investigação procura dar resposta ao problema de que com o avanço tecnológico proporcionado pelas TDIC, existe uma utilização das mesmas diretamente relacionadas com o processo de alfabetização? E os professores, estarão eles capacitados para utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem? Para poder dar resposta aos questionamentos e atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia mista, que envolve a pesquisa bibliográfica, o inquérito por questionário aos nove professores alfabetizadores da unidade escolar Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares, que trouxe à luz do entendimento a utilização das TDIC pelos docentes alfabetizadores e sua formação pedagógica para a utilização das tecnologias como recurso de aprendizagem e uma entrevista estruturada aplicada aos mesmos buscando entender a sua prática educativa. A aplicação desse estudo de caso permitiu concluir que a utilização das TDIC vem sendo adotada no processo de ensino como ferramenta auxiliar em diferentes atividades escolares, tanto por parte dos alunos, como dos professores, porém a formação docente para esse fim ainda é insuficiente e necessita de uma atuação governamental de mudança de currículo nos cursos universitários e de formação docente.

Como citar esta Dissertação:

Lima, Ana Lúcia de Medeiros Couto (2021). Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização, Mestrado em Supervisão Pedagógica (mSVP), Universidade Aberta, http://hdl.handle.net/10400.2/10766