Content Matrices for Teacher Training

Type:

Postdoctoral

Scientific Field:

Distance Education and E-learning

Year:

2021

A presente pesquisa objetiva elaborar um estudo com abordagem qualitativa e comparativa, entre as realidades de ensino superior a distância do Brasil e de Portugal. O propósito é levantar as opiniões e fazer “escutas” desses educadores em contexto cultural e internacional sobre suas necessidades de formação continuada nos cenários do Brasil- PUC-SP) e da (UAB – Lisboa- Portugal). A partir dos dados levantados, busca-se desenhar possibilidades de programas de formação de professores mais dinâmicos e ajustados às suas necessidades reais e que possam oferecer escolhas a partir matrizes de conteúdos e práticas. A base teórica tem como pressuposto a inspiração de modelo de formação de professores em serviço de André e Oliveira (2016), que propõe linhas de ação como: i) identidade profissional; ii) profissionalidade docente e iii) saberes e trabalho docente. Ao expandir essas diretrizes, este estudo busca propor a arquitetura de uma matriz flexível em co-criação, bem como conhecer seus efeitos e resultados nos ecossistemas das comunidades de aprendizagem em que tais profissionais atuam no ensino superior. A referida matriz irá pautar-se em três eixos para a formação continuada de professores. A saber: 1) eixo pedagógico; 2) eixo da realização pessoal e 3) eixo das relações sociais.

Como citar este Pós-Doc:

Garcia, Marilene Santos (2021). Matrizes de conteúdos para Formação de Professores, Pós-Doc em EDEL, DEED/LE@D, Ref. UID 437 2/ FCT- FA-P PhD2021-02.