Narratives of Distance Education in Portugal and Brazil: meta-analysis of subject summaries of the ‘Undergraduate Degree in Education’ and the ‘ Undergraduate Degree in Pedagogy’
Type:
Postdoctoral
Scientific Field:
Distance Education and E-learning
Year:
2021
Este projeto vai buscar, em um primeiro momento, elementos teóricos que permitam fundamentar o mapeamento de narrativas da Educação a Distância (EaD) em Portugal e no Brasil. Para o efeito, será constituído um corpus de análise, a partir de sinopses de unidades curriculares da “Licenciatura em Educação” e da “Licenciatura em Pedagogia”, respetivamente da Universidade Aberta (Portugal) e da Universidade Federal do Ceará. Entre outros, aludimos a Pagán (2011), autor que salienta que o campo curricular e as diversas concepções de currículo são relevantes no sentido de entendimento e escolha para a seleção dos recursos tecnológicos a serem utilizados, nomeadamente em ambientes na modalidade de EaD.
No que concerne à metodologia, este estudo exploratório assume uma natureza mista, isto é, integrando uma abordagem quantitativa e qualitativa, inspirada no MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®, proposto por Cardoso (2007), como instrumento analítico-metodológico sustentado pela análise documental e a análise de conteúdo. A este propósito citamos Bardin (2011:45), quando define a análise de conteúdo “como um conjunto de técnicas de análise da comunicação que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens”.
Assim, o objetivo geral da pesquisa é produzir um mapeamento meta-analítico, com predomínio qualitativo, que suporte a produção de referenciais para embasar as análises e resultados a serem produzidos, tendo como ponto de partida as referidas sinopses. Este mapeamento permitirá identificar, por exemplo, áreas curriculares, atores envolvidos, estratégias pedagógicas, produtos educativos e tendências em cada uma das universidades consideradas, que, por sua vez, se consubstanciam em narrativas da EaD.
Esperamos com essa pesquisa contribuir para a implementação e complementação de diálogos que buscam respostas para o ensino e aprendizagem no tempo presente.
Como citar este Projeto Pós-Doc:
Souza, Sandoval Antunes (2021). Narrativas da Educação a Distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curriculares da “Licenciatura em Educação” e da “Licenciatura em Pedagogia”, Pós-Doc em EDeL, DEED/LE@D, Universidade Aberta. Ref. UID4372/FCT-FA-PPhD2021-07.