The place of the student profile in the context of secondary education – readings of the external assessment of schools and internal documents

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Pedagogical Supervision

Year:

2024

Esta investigação teve como objetivo conhecer como se posiciona o 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas (3.º AEE) perante o Perfil do Aluno (PA), e o seu lugar no Projeto Educativo de Escola e a Área de Cidadania e Desenvolvimento. Tendo como objetivo estudar de que modo refletem os documentos internos de escolas o lugar do Perfil do Aluno no contexto do currículo do ensino secundário, o estudo foi desenvolvido interpretando a relação existente entre os documentos internos das Escolas, o PA e a Área Cidadania e Desenvolvimento. O estudo foi circunscrito a quatro escolas, selecionadas tendo como base os Relatórios da AEE, do ano 2019/2020, pela relevância que têm na regulação do trabalho curricular e no desenvolvimento das Escolas. Partindo do seu quadro de referência e dos quatro domínios em que se estrutura recorremos às apreciações dos respetivos Relatórios como critério para apurar os que contém referências explicitamente positivas ao trabalho que desenvolvem com vista à prossecução do PA, bem como à articulação curricular que estabelecem com a área de Cidadania em coerência com os seus documentos internos, e os que expressam tais referências negativamente. A investigação teve uma natureza qualitativa com base na análise documental e de conteúdo, tendo como fontes os Relatórios do 3.º ciclo da AEE e os documentos internos das Escolas. Do estudo apuramos que os documentos internos analisados carecem de maior explicitação no desenvolvimento e operacionalização de práticas pedagógicas relativos ao PA em articulação com a Cidadania.

Como citar esta Dissertação:

Álvaro, Maria Helena (2024).O lugar do perfil do aluno no contexto do ensino secundário: leituras da avaliação externa das escolas e dos documentos internos. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15616